06.12.2022
formação cibersegurança

Iniciou a 5 de dezembro a primeira formação, a nível nacional, em Fundamentos de Redes de Computadores, ministrada no âmbito da C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança, sob a responsabilidade do Politécnico de Lisboa e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A formação insere-se no memorando de entendimento assinado com o Centro Nacional de Cibersegurança, em junho deste ano.

A formação, que decorre no Future Internet Lab do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, responsável pelo desenvolvimento e reconhecimento académico da unidade de formação em Fundamentos de Redes de Computadores, contou com a presença do presidente da instituição, José Nascimento, para as boas-vindas aos formandos.

formação cibersegurança
Presidente do ISEL, José Nascimento, docente Nuno Cruz e o responsável de segurança do IPL, Nuno Pires

Os docentes do ISEL, José Simão e Nuno Cruz, e o responsável Segurança e encarregado de Proteção de Dados do Politécnico de Lisboa, Nuno Pires, são os responsáveis pelo desenvolvimento e formação em algumas unidades de formação da C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança.

Os formandos dividem-se entre profissionais de entidades da administração pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais.

formação em cibersegurança

A C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança é um programa de formação avançada em cibersegurança para a administração pública e setor privado, desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O objetivo é formar, a nível nacional, pelo menos 9800 formandos até 2026, nas áreas da cibersegurança e segurança da informação.

Imagens de GC/ISEL

Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia