14.02.2023
mooc do Politécnico de Lisboa

Contribuir para o desenvolvimento e implementação de novas metodologias pedagógicas para promover e impulsionar a inovação de ensino e aprendizagem na comunidade do Politécnico de Lisboa é a missão do Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL). Dentro do leque de novas ofertas de ensino a distância, disponíveis na Plataforma Nau, estão quatro Massive Open Online Courses (MOOC), produzidos com a colaboração do IPL, que em janeiro deste ano totalizaram 10 559 formandos inscritos.

O pró-presidente do Politécnico de Lisboa para o Ensino a Distância, Renato Abreu, mostra-se satisfeito com o número de formandos alcançado nos MOOC que o Politécnico de Lisboa oferece atualmente, sendo “um incentivo para continuar a apostar no ensino a distância".

Os MOOC são uma oferta assíncrona e gratuita, que permite atingir um elevado número de participantes e dá flexibilidade para que o formando faça a gestão da frequência da formação. São um exemplo de como colocar novos ambientes de aprendizagem, com recurso a tecnologias digitais e multimédia ao dispor da formação de docentes e estudantes em áreas estratégicas do conhecimento para o desenvolvimento científico, económico, social e cultural do país.

O EaD@IPL aposta, assim, em ofertas informais, com recurso a métodos de ensino ativos, que permitem a formação de docentes e estudantes em áreas estratégicas do conhecimento para o desenvolvimento científico, económico, social e cultural do país.

Alguns dados sobre a oferta de MOOC do Politécnico de Lisboa:

Epigenética no Desenvolvimento e Hereditariedade

• Datas do curso: de 3 de Maio de 2022 a 4 de Maio de 2023