Rita Taborda Faria, a ex-estudante da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), venceu o concurso nacional “Marca Poliempreende”, promovido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
A nova identidade gráfica da Rede Poliempreende, desenvolvida pela aluna do Politécnico de Lisboa, foi apresentada no jantar de encerramento da 21.ª edição da Semana Nacional do Poliempreende, em setembro.
O concurso, lançado em maio de 2025, desafiou estudantes de todo o país a desenvolver uma imagem gráfica mais moderna e dinâmica para o Poliempreende, capaz de refletir a missão, visão e valores do programa de promoção do empreendedorismo no ensino superior politécnico. Entre mais de 50 candidaturas recebidas, a proposta de Rita Taborda destacou-se pela originalidade e impacto.
No seu testemunho, a Rita partilhou: “O processo criativo começou com a análise do logótipo antigo. Através das formas geométricas pensei e testei várias hipóteses até surgir esta figura tridimensional que me fez todo o sentido. Estou muito feliz por ter ganho este prémio, é bom vermos reconhecido o nosso trabalho e esforço. Espero que seja também um incentivo a todos os jovens criativos para que participem.”
Na cerimónia, o presidente do IPL, António Belo, em representação do CCISP, como membro do júri, destacou a qualidade das propostas apresentadas: “A diferença entre os quatro primeiros lugares foi de apenas 0,25 pontos, o que demonstra a qualidade e dedicação dos estudantes.”
Com esta distinção, o logótipo criado por Rita Taborda passará a ser utilizado em todos os suportes e contextos de comunicação da Rede Poliempreende, marcando o arranque da 22.ª edição do concurso nacional.
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) lançou, no passado mês de maio, o concurso “Marca Poliempreende”, com o objetivo de encontrar uma nova imagem gráfica para a Rede Poliempreende. A candidatura vencedora, proveniente do Politécnico de Lisboa, foi anunciada no jantar de encerramento da Semana Nacional do Poliempreende.
Após mais de 20 anos dedicados à promoção do empreendedorismo no Ensino Superior Politécnico, e com o objetivo de melhor comunicar a Rede Poliempreende e o trabalho que tem vindo a ser dinamizado, foi lançado um concurso para a dinamização de uma nova identidade gráfica que se pretende mais impactante, moderna e dinâmica, que transmita de forma mais eficaz a missão, visão e valores do Concurso Poliempreende.
O concurso decorreu até ao dia 15 de julho, tendo sido rececionadas mais de 50 candidaturas que foram analisadas por um júri constituído por representantes do CCISP, Politécnico de Portalegre e Politécnico de Setúbal.
A nova imagem gráfica, apresentada por uma aluna do Politécnico de Lisboa, foi dada a conhecer no jantar de encerramento da 21ª edição da Semana Nacional do Poliempreende. Rita Taborda, num testemunho partilhado no jantar, referiu que “o processo criativo começou com a análise do logótipo antigo” e, através das formas geométricas pensou e testou várias hipóteses “até surgir o ‘P’ tridimensional”.
O novo logótipo passará a ser utilizado, por toda a Rede, nos mais diversos contextos promocionais da atividade do Poliempreende.
Texto de MFC/GCI
Imagem de Poliempreende