13.05.2016
2012-11-03_19.07.25.jpg

Os dois agrupamentos residentes da Escola Superior de Música, dirigidos pelo maestro Alberto Roque, têm objetivos pedagógicos associados à promoção da música portuguesa a nível nacional e internacional. A gravação de trabalhos em CD e a parceria com a editora holandesa Molenaar é uma das apostas que pretende dar mais visibilidade aos dois projetos musicais.

A Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa surgiu em 2004, sob a direção do maestro titutar Alberto Roque. O projeto partiu da vontade de dar aos estudantes, de uma maior oferta da prática musical, essencial aos instrumentos de sopro e percussão. O desenvolvimento de novas obras de compositores portugueses e a estreia, em Portugal, de compositores estrangeiros de mérito reconhecido tem sido um dos principais objetivos da formação do agrupamento residente da escola.

A Orquestra tem realizado inúmeros concertos em salas nacionais e, em 2009, fez a sua primeira digressão internacional, apresentado-se em Estugarda e Mannheim. A discografia da Orquestra de Sopros da ESML já inclui 2 Cd's, "Skie" e "Reflections", ambos gravados a convite da editora Molenaar.

A Camerata de Sopros Silva Dionísio surgiu como resposta a um vazio na área da Música de Câmara para médias formações de sopros. O nome é uma homenagem a um dos maestros notáveis nesta área da música. O agrupamento residente da Escola Superior de Música de Lisboa iniciou atividade em 2009/2010 e a sua formação é um duplo Quinteto de Sopros, completado com outros instrumentos quando as obras assim o pedem. O projeto tem como objetivos a criação de novas obras de compositores portugueses e tem permitido aos estudantes o contacto com um repertório mais específico.

A primeira internacionalizações da Camerata deu-se em 2013, com a participação no V Congreso Iberoamericano de Compositores, Directores y Arregladores de Bandas Sinfónicas y Ensembles, que decorreu na cidade de Lliria, em Valência, Espanha. O primeiro trabalho discográfico da Camerata de Sopros Silva Dionísio, "New Harmoniemusik" reune obras em estreia de compositores portugueses e foi editado em 2015.

Trabalhos discográficos da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa

Trabalho Discográfico da Camerata de Sopros Silva Dionísio

CSS