02.11.2016
_mg_8132.jpg

A visita decorreu no âmbito do Programa de Formação de Intercâmbio entre Portugal e os EUA, para responsáveis de Relações Internacionais nas instituições de Ensino Superior, resultante da parceria entre a Comissão Fulbright Portugal, a Embaixada dos EUA e instituições portuguesas e americanas.

Os representantes da American University em Washington DC,  Mark Hayes, diretor do Gabinete “AU Abroad” da American University, Julia Throop e Laura Marks da equipa de organização do evento da American University e Otilia Reis, diretora executiva da Comissão Fulbright Portugal e Dorian Rosca, seu assistente, foram recebidos pelo Presidente do IPL, Elmano Margato, pela vice-presidente, Ana Cristina Perdigão, e pelo pró presidente para a Cooperação e Estudante Internacional, Fernando Melício, nos Seviços da Presidência do IPL.

O principal objetivo do Programa de Formação e Intercâmbio, da qual fazem parte o Politécnico de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, o IP Leiria, o ISCTE, o ISPA, o ISEG, o IST, o IP Setúbal e a Universidade do Algarve, é ajudar as instituições portuguesas a ampliar a capacidade de formação e expandir parcerias e intercâmbios educacionais com instituições nos Estados Unidos. Os profissionais envolvidos devem, no final da formação estar capacitados para:

• Expandir os seus conhecimentos sobre o sistema de ensino superior dos EUA;
  • Compreender as tendências e insights relacionados com a mobilidade dos estudantes e os vários programas de modo a facilitar a mobilidade de estudantes de e para os EUA
  • Identificar potenciais instituições parceiras e desenvolver uma rede de parceiros;
  • Avaliar a viabilidade da implementação de programas escolares de verão em potencial para os estudantes americanos a estudar em Portugal;
  • Criar estratégias para aumentar o número de estudantes portugueses em mobilidade para os E.U.A e vice-versa.

Do programa da visita, organizado pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica, fez parte visita ao Campus de Benfica do IPL, à Escola Superior de Comunicação Social e à Escola Superior de Música de Lisboa.