23.07.2018
1709_matriculas01.jpg

O concurso de acesso ao ensino superior 2018/2019 que iniciou a 18 de julho, caracteriza-se pela redução de 1066 vagas nas universidades e politécnicos de Lisboa e Porto, que sofreram um corte de 5% face ao ano anterior, por indicação do Governo. As opiniões dividem-se quanto à medida.

O objetivo da medida é promover a ida de mais estudantes para o interior do país. Certo é, que os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, revelam que menos de metade das vagas retiradas às universidade e politécnicos das duas principais cidades do país, foi usada para aumentar a capacidade de oferta do interior. Quase 53% das vagas foram usadas pelas instituições do litoral, destacando-se Aveiro, Coimbra e Minho.

O Politécnico de Lisboa disponibilizou, no ano passado, 2718 vagas no concurso no acesso ao ensino superior, este ano sofreu um corte de 120 vagas no total. Com base no despacho de fixação de vagas, a instituição decidiu aplicar, equitativamente, a todas as escolas e institutos superiores com ciclos de estudo no concurso nacional de acesso, o corte de 5% de vagas. O curso de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, foi um dos cinco que mais vagas perdeu, 40 face ao ano passado.

Duelo

Esta medida suscitou dúvidas desde o início ao presidente do Politécnico de Lisboa, patentes na opinião publicada no Semanário Expresso de 21 de julho.

São 50.852 as vagas disponíveis para o concurso de acesso ao ensino superior para as instituições de ensino superior públicas, 22.714 para os politécnicos e 28.138 para as universidades. Este número mostra uma subida de 14 vagas em relação a 2017. Estão disponíveis 1068 cursos de licenciatura e mestrados integrados, dos quais 32 são novos.

A candidatura é feita no portal online da Direção-Geral do Ensino Superior, até 7 agosto (1.ª fase), sendo os resultados divulgados a 10 de setembro.

Nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, está em funcionamento um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, no qual os candidatos que pretendam entregar a candidatura, na área de Lisboa, podem dirigir-se. O Gabinete presta esclarecimentos e apoio aos candidatos ao Concurso de Acesso ao Ensino Superior

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
1.ª fase18 de julho a 7 de agosto
2.ª fase10 a 21 de setembro