26.01.2017
_mg_9808_copy1.jpg

Cerimónia de lançamento da revista de investigação, ciência e tecnologia vai decorrer a 30 de janeiro, às 18h, no espaço átrio da Escola Superior de Dança. Esta é a primeira edição da publicação sob a chancela da editora Imprensa Politécnico de Lisboa.

Do programa de apresentação da revista Alicerces fazem parte intervenções do Presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, da diretora da Escola Superior de Dança, Vanda Nascimento, da coordenadora desta edição, Eugénia Vasques, da autora de um artigo da revista, Maria José Fazenda e de João Vaz, Organista e Investigador na esfera da Música. No final da cerimónia são apresentados ao público dois trabalhos da Escola Superior de Dança.

O primeiro número da Alicerces foi publicado em 2007, com o objetivo de contribuir para a unidade do Politécnico de Lisboa e afirmar a sua cultura científica, em prol do desenvolvimento, em Portugal, de uma investigação científica reconhecida internacionalmente e de um Ensino Superior de qualidade, apostados na qualificação profissional dos alunos e na prestação de serviços à comunidade.

Desde a primeira edição foram publicados mais 4 números, o último dos quais em 2012, resultado de uma parceria da Escola Superior de Educação de Lisboa e a Amnistia Internacional.

A Alicerces, na sua génese, congrega artigos científicos, estudos e documentos provenientes de ações desenvolvidas pelas unidades orgânicas, como congressos e seminários.

O elevado ritmo de publicações até 2013, traduzido em 37 livros da Coleção Caminhos do Conhecimento e 5 volumes na Revista Científica Alicerces levou o IPL a assumir a edição das publicações, até então a cargo das Edições Colibri. A editora Imprensa Politécnico de Lisboa surge em 2014, resultado de uma nova estratégia editorial da instituição que passa, também, a ter como premissa, disponibilizar livros em acesso aberto.

Atualmente, a editora do IPL integra a Coleção Caminhos do Conhecimento, a revista científica Alicerces e a Coleção Estudos e Reflexões.