24.07.2018
curtas.jpg

O Curtas Vila do Conde - International Film festival premiou duas curtas da escola artística do Politécnico de Lisboa. Onde o Verão Vai (episódios da juventude)’ de David Pinheiro Vicente e ‘Amor, Avenidas Novas’ de Duarte Coimbra foram os vencedores nacionais.

As curtas estiveram em estreia nacional no reconhecido festival, que decorreu de 14 a 22 de julho. ‘Onde o Verão Vai (episódios da juventude)’ de David Pinheiro Vicente, foi recebeu o Prémio Pixel Bunker e Melhor Filme em Competição Nacional, ‘Amor, Avenidas Novas’ de Duarte Coimbra venceu o Prémio IPDJ, Prémio Smiling, Prémio Agência da Curta Metragem e Prémio Restart na Competição Take One! para filmes de escola.
O júri da Competição Nacional foi constituído por Laurence Boyce, diretor artístico do Sleepwalkers Student and Short Film Festival, Aurélie Chesné, consultora de programação da France Télévisions e Nadav Lapid, cineasta em foco da 26.ª edição do Curtas Vila do Conde. De acordo com o júri ‘Onde o Verão Vai (episódios da juventude)’ é “um trabalho requintado que combina o cinemático com belos quadros pictóricos”.

Na Competição Take One, o júri foi composto por Calmin Borel, da organização do Clermont-Ferrand Short Film Festival, Isabel Ruiz Lara, jornalista da RNE Rádio Nacional de Espanha e Carlos Natálio colaborador do site português de cinema ‘À Pala de Walsh’.

A primeira curta metragem de David Pinheiro Vicente, diplomado da ESTC, teve estreia mundial em Fevereiro, no Festival de Berlim. ‘Amor, Avenidas Novas’, também a primeira curta metragem de Duarte Coimbra, estreou, internacionalmente, na Semana da Crítica de Cannes, em maio. Os dois trabalhos foram produzidos na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Texto de CS/GCI