14.05.2014
20140514-_mg_8771.jpg

Já começou a 3.ª Semana Internacional da Mobilidade do Instituto Politécnico de Lisboa. Os participantes que, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida/ Erasmus, escolheram Portugal como país de destino, vão, para além de conhecer a missão, organização e estrutura do IPL, trocar experiências e práticas de trabalho, usufruir momentos de lazer e convívio e conhecer a cidade de Lisboa.

Os 46 funcionários estrangeiros, de vários países europeus, foram recebidos nos serviços da presidência, em Benfica, no passado dia 12 de Maio. Na sessão de boas vindas, onde esteve presente a Prof.ª Cristina Perdigão, vice-presidente do IPL, os participantes deram a conhecer a instituição onde trabalham e as práticas que desempenham. Tiveram ainda a possibilidade de participar num Workshop onde aprenderem algumas palavras da Língua Portuguesa.

Na parte da tarde conheceram Lisboa e os seus pontos turísticos, numa visita de autocarro pela cidade.

O segundo dia desta semana de intercâmbio decorreu, da parte da manhã, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Paulo Soeiro de Carvalho, diretor municipal de economia e inovação da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou aos participantes a plataforma "Study in Lisbon", integrada na iniciativa de tornar a capital numa cidade Erasmus.

Ainda neste dia, os funcionários estrangeiros partilharam alguns projetos empreendedores desenvolvidos nas instituições de ensino superior a que pertencem. Marina Volpe e Claudio Napoleoni apresentaram uma rede inovadora de serviços para estudantes desenvolvida na Universidade de Sapienza de Roma. Da Alemanha, Robert Westendorf mostrou as ferramentas de comunicação utilizadas na Universidade de Hannover.

O grupo de música na comunidade, da Escola Superior de Educação de Lisboa, tocou músicas portuguesas, no Salão Nobre.

O dia terminou com uma atividade no âmbito da Exchange Fair, nomeada de Speeding Networking, onde em breves minutos os participantes se conheceram um pouco melhor e trocaram experiências profissionais e contatos entre si.

Na quarta-feira o dia começou com um passeio do Terreiro do Paço até Belém. O percurso turístico, que incluiu uma viagem de elétrico, foi guiado por João Sousa e Silva. No roteiro foi paragem obrigatória há fábrica dos Pastéis de Belém, dando a oportunidade aos participantes de degustarem as iguarias portuguesas. O roteiro incluiu a passagem pelos mais prestigiados monumentos portugueses, como o Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Os funcionários estrangeiros conheceram ainda o Centro Cultural de Belém que, acolheu em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia. A visita terminou com a passagem pela Torre de Belém, monumento Português estilo Manuelino do séc. XVI.

Texto de Beatriz Santos

Fotos de CS, BS, CH, VG