31.01.2013

“Inovação e Excelência em Tecnologias da Informação e Comunicação para os Transportes” foi a iniciativa do Instituto Politécnico de Lisboa e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que a secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação distinguiu, numa sessão pública, com o selo “+E+I”. Este foi um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito dos eixos de intervenção do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (“+E+I”): alargar capacidades e conhecimentos, dinamizar a inovação, estimular o empreendedorismo e promover o financiamento à inovação.

Na sessão pública, na qual foi apresentado o Programa “E+I”, realizada a 29 de janeiro, no Instituto Superior de Agronomia, o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, reforçou a “importância de ver o empreendedorismo como resposta ao contexto económico em que nos encontramos”. Neste sentido, João Fernandes, coordenador do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação, deu a conhecer os principais eixos do documento, elaborado com o objetivo de dar prioridade a novas políticas de empreendedorismo. “Tornar Portugal uma Startup Nation” é nas palavras do coordenador, um objetivo para o futuro.

Representando a iniciativa do IPL/ISEL, Luís Osório, professor do ISEL e coordenador do Grupo de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação, recebeu das mãos do presidente do IAPMEI, Luís Filipe Costa, o selo “+E+I”. Luís Filipe Costa viu nesta distinção feita a várias iniciativas promovidas por entidades públicas e pela sociedade civil, que “reconhecer o mérito faz parte de uma cultura de exigência”.

A distinção, atribuída sob a forma de selo do Programa +E+I”, é dirigida a iniciativas e não a entidades, desde que enquadradas em pelo menos um dos eixos de intervenção do programa estratégico. O selo pode ser usado após a assinatura de um protocolo entre as entidades envolvidas.

Antes da sessão pública, várias entidades, entre as quais o Instituto Politécnico de Lisboa, foram convidadas a participar numa sessão de trabalho com o coordenador do Programa “+E+I”, João Fernandes. Foram dadas a conhecer, mais em detalhe, algumas das iniciativas promovidas no âmbito do programa, o novo site, e a publicação, recente, da nova Lei Orgânica do IAPMEI, que vem, no ponto de vista do governo, reforçar a sua intervenção no desenvolvimento do empreendedorismo. No final foi promovido o debate entre os vários representantes das entidades presentes, quer com dúvidas, quer com sugestões.

CSS