09.11.2018

A 15.ª edição do concurso nacional de ideias Poliempreende terminou no dia 7 de novembro de 2018, com uma cerimónia de entrega de prémios, que reuniu estudantes, professores e os vários representantes da rede nacional de empreendedorismo, em torno dos projetos inovadores desenvolvidos no ensino superior politécnico. A cerimónia teve lugar em Elvasno Coliseu Comendador Rondão Almeida Alves e foi integrada na ENOVE+, feira de emprego e Empreendedorismo do Politécnico de Portalegre.

15.º Poliempreende 15.º Poliempreende

O projeto vencedor The Paper Toy Factory, das estudantes Inês Silva e Carolina Galvão, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), foi premiado com o valor monetário de 10.000€, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos.

A representar o Politécnico de Lisboa, estiveram presentes António Belo, vice presidente do IPL, José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL, Inês Silva, co-promotora do projeto vencedor, Vitor Gonçalves, professor aposentado, os docentes Paulo Tinta e Manuel Batista, da ESCS, e Joana Rodrigues, do Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL.

A presidir a sessão esteve Albano Silva, presidente do IP PortalegreArtur Romão, pró presidente do IP Portalegre, Pedro Dominguinhos, presidente do CCSIPS, Cláudio Carapuça, vice presidente da Câmara Municipal de Elvas e Eugénio Almeida, presidente do IP Tomar.

15.º Poliempreende 15.º Poliempreende

Esquerda: a atuação do Grupo Académico de Serenatas de Portalegre abriu a cerimónia de entrega de Prémios do 15.º Poliempreende. Direita: durante a cerimónia, Leopoldina Alves, vice presidente do IP Leiria, apresentou a publicação "As  Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo", realizada no âmbito do projeto PIN - Poli Entrepreneurship Innovation Network.

Artur Romão, pró presidente para o Empreendedorismo e Emprego do IP Portalegre, durante o discurso de abertura, destacou a internacionalização da rede nacional de empreendedorismo. Para além das escolas politécnicas das Universidades da Madeira e dos Açores, a edição deste ano contou com a participação da
 Universidade da Estremadura e do Politécnico de Macau.

A 15.ª edição do concurso de ideias Poliempreende encerrou com a passagem de testemunho da coordenação da próxima edição para o
Instituto Politécnico de Tomar.

15.º Poliempreende

A próxima edição do concurso de ideias contará ainda com o Prémio José Adriano Pires, em homenagem ao recém-falecido professor do IP Bragança, que teve um papel de relevo na dinamização do Poliempreende. O prémio inédito terá como objetivo premiar os docentes que ao longo da sua carreira se destacam pelo trabalho desenvolvido em prol de competências empreendedoras de vocação empresarial.
Texto/Imagem MN/GCI