18.12.2014
_mg_9625.jpg

Coreógrafo americano, pela primeira vez em Portugal, a trabalhar na criação de uma peça para o Quórum Ballet, partilhou conhecimentos com estudantes finalistas da ESD.

A masterclass, inserida num convite dirigido a Daniel Cardoso, diretor artístico do Quórum Ballet, para estar na Escola Superior de Dança, proporcionou aos estudantes, para além de ensaios abertos, espaços de debate, troca de experiências com a companhia de dança profissional, e os ensinamentos de Donald Byrd, desde junho no nosso país, a trabalhar na criação "Rights", que vai estrear a 20 de dezembro.

Recentemente galardoado com o prémio Mayor's Arts Award, pela sua contribuição para a cidade de Seatle, Donald Byrd dinamizou na ESD, um ensaio de preparação para o espetáculo do próximo sábado. Com uma série de sequências acompanhadas ao piano, o coreógrafo insidiu na perfeição da execução dos movimentos. Ao longo da masterclass, falou aos alunos do que está na base de cada movimento e a importância do aquecimento para a obtenção da energia necessária para a sua concretização.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=ffLLqVBwE7I]

"Façam os movimentos como se a vossa vida dependesse deles", disse o diretor artístico, no ensaio aberto, em que também participaram Daniel Cardoso e alguns bailarinos do Quórum Ballet. "Todos podemos ter muita paixão, mas sem técnica nada se faz", insistiu várias vezes Donald Byrd, exemplificando, com exigência, mas simplicidade, os movimentos pretendidos.

Com mais de 80 criações na carreira e a dirigir o Spectrum Dance Theatre de Seatle desde 2002, Donald Byrd explicou, de forma clara, mas eficaz como executar na perfeição, alguns movimentos bases da dança, como o plié.