19.05.2014

Paulo Soeiro de Carvalho, diretor municipal de economia e inovação da Câmara Municipal de Lisboa, apresentou a plataforma "Study in Lisbon" na Semana Internacional do IPL. Os funcionários estrangeiros ficaram a conhecer, numa sessão que decorreu no dia 13 de Maio, na Escola Superior de Educação de Lisboa, o projeto que pretende tornar Lisboa numa cidade Erasmus.

Atrair e reter estudantes e investigadores, nacionais e estrangeiros, posicionando a capital internacionalmente, como um hub global nos poderes do conhecimento e inovação, é o princiapl objetivo da iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa.

Paulo Carvalho sublinhou a importância para o futuro profissional dos jovens quando participam em programas de mobilidade internacional.

Também os participantes da Semana de Mobilidade Internacional do IPL partilharam alguns projetos empreendedores desenvolvidos nas instituições de ensino superior onde trabalham.

Foi o caso de Marina Volpe e Claudio Napoleoni, de Itália, que apresentaram uma rede inovadora de serviços para estudantes utilizada na Universidade de Sapienza de Roma. Já Robert Westendorf, da Alemanha, explicou as ferramentas de comunicação utilizadas na Universidade de Hannover.

Ainda neste dia os funcionários estrangeiros tiveram oportunidade de assistir à atuação musical do grupo de teatro e comunidade da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na ocasião os alunos interpretaram temas portugueses.

Para além da partilha de práticas e saberes, os participantes da Semana Internacional tiveram oportunidade de conhecer a cidade de Lisboa.

O programa, do dia 14 de Maio, incluiu um passeio turístico pela capital acompanhado por João Sousa e Silva. O guia, licenciado pela Escola Superior de Educação de Lisboa, traçou um percurso turístico com início no Terreiro do Paço até Belém, que incluiu uma viagem de elétrico.

No roteiro, com paragem obrigatória na fábrica dos Pastéis de Belém, os participantes degustaram as iguarias portuguesas. Os funcionários estrangeiros conheceram ainda alguns dos monumentos portugueses mais prestigiados como Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Padrão dos Descobrimentos. O Centro Cultural de Belém, que acolheu em 1992 a presidência portuguesa da União Europeia, também foi um dos monumentos visitados. O percurso terminou na Torre de Belém, monumento Português estilo Manuelino do séc. XVI.

Texto de Beatriz Santos

Fotos CS, BS, CUZ