23.07.2018
poliempreende_capa-01.jpg

O Politécnico de Lisboa (IPL) apurou os projetos vencedores da fase regional do concurso de ideias Poliempreendeencerrando o Programa para o Empreendedorismo do IPL, na sessão de apresentação, que decorreu no dia 13 de julho, nos Serviços da Presidência do IPL.

Por deliberação do júri, são estes os projetos vencedores, das 6 escolas 2 institutos superiores do Politécnico de Lisboa:

1.º lugar | The Paper Toy Factory

15.º Poliempreende - 1º lugar regional

Prémio: €2000 - CGD
As vencedoras, Inês Silva
 e Carolina Galvão, da Escola Superior de Comunicação Socialconquistaram o primeiro lugar com o projeto The Paper Toy Factory, uma empresa que se apresenta no mercado com brinquedos cuja principal matéria-prima é o cartão canelado e prensado. As estudantes de Publicidade e Marketing mostraram ao júri regional, os primeiros modelos da linha que pretendem comercializar, um foguetão e um castelo, feitos em cartão, na sua cor natural. "Estes brinquedos permitem que as crianças os montem, decorem e criem brincadeiras através da sua imaginação". Os produtos da Paper Toy Factory são produzidos de forma 100% reciclável e a impressão dos desenhos utiliza tinta biodegradável. "Tudo isto, promove e incute a ecologia e a criatividade, diferenciando-se dos brinquedos mais comerciais", explicaram as promotoras.

2.º lugar | Piso a Piso

15.º Poliempreende - 2º lugar regional

Prémio: €1500 - Delta Cafés
Pedro Almeida, estudante da Escola Superior de Comunicação Social, representante do grupo, constituído ainda pelas estudantes Carolina Jorge e Raquel Santos, distinguiu-se com um projeto que pretende criar uma plataforma elevatória destinada ao transporte de pequenas cargas de mercadoria no interior de prédios (sem elevador), independentemente do número de andares. O design deste produto é inspirado no monta-pratos vulgarmente utilizado na restauração, com dimensões reduzidas e adaptadas a cada prédio. Segundo o estudante de publicidade e marketing, em Portugal, nomeadamente em Lisboa, existem inúmeros prédios antigos que não reúnem as condições necessárias à instalação de um elevador e, tendo em conta o envelhecimento da população portuguesa, acredita que a ideia de negócio tem potencial para satisfazer uma necessidade de mercado.

3.º lugar | e-Gelato

15.º Poliempreende - 3º lugar regional

Prémio: €1000 - Politec&ID
Igor Pereira e Marta Silva, estudantes de
Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, apresentaram ao júri a ideia de negócio que consiste numa gelataria de produção artesanal, cujo formato de distribuição passa exclusivamente por encomendas online, através do website da marca para a zona da Grande Lisboa. A gelataria online e-Gelato surge no sentido do aumento do uso da tecnologia a nível global, e da preocupação crescente, por parte dos consumidores em praticar uma alimentação saudável. São também membros da equipa os estudantes José Monteiro e Patrícia Cruz.

Ao todo, foram 8 os grupos de estudantes que apresentaram um plano de negócios ao júri regional, constituido por figuras de relevo do setor empresarial e da área do empreendedorismo:Tiago Ferreira - Delta Cafés, Leonor Alves - Caixa Geral de DepósitosJosé Vale - Agência para a Competividade e Inovação (IAPMEI) Luís Osório - POLITEC&ID e Vítor Gonçalves, professor aposentado de Empreendedorismo do IPL. A presidir a sessão esteve José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente para a área da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo.

Poliempreende, que vai na sua 15.ª edição, tem duas fases. A nível regional, cada Politécnico promove um conjunto de iniciativas destinadas aos seus alunos, que culminam na escolha do melhor projeto. Os vencedores da componente regional participam no concurso nacional onde são submetidos à apreciação de um júri Nacional que irá escolher os três melhores projetos nacionais.

fase nacional do concurso está prevista para Portalegre, de 10 a 14 de Setembro de 2018.

Para mais informações, consultar poliempreende.com
T
exto e Imagem / MN-GCI