15.11.2018

De 28 a 30 de novembro vai estar em debate o tema “A Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências”, nas três Escolas Superiores do Campus de Benfica do IPL, com um programa que inclui Mesas Redondas, Painéis e dezenas de Sessões Paralelas, entre vários momentos culturais.

Na sessão de abertura, que se realiza na quarta-feira dia 28, na Escola Superior de Música de Lisboa, está confirmada a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, em representação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de Duarte Cordeiro (vice-presidente), em representação do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A conferência, com co-organização do Politécnico de Lisboa e da FORGES, visa promover a aproximação da comunidade educativa, em particular os decisores da política educativa, membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, administradores, docentes e investigadores, sendo uma oportunidade para refletir e debater temas alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior.

Depois de Macau, Pernambuco (Recife, Brasil), Luanda (Angola), Campinas (Brasil), Maputo (Moçambique) e Coimbra, a reunião internacional volta a Lisboa, cidade onde foi fundada a rede FORGES, em 2011, para levar os países e regiões de língua portuguesa a refletir sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões de língua portuguesa. O objetivo passa por estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países onde se fala a língua de Camões.

Temas como “Avaliação e a Melhoria da Qualidade dos Sistemas de Avaliação Nacionais e Internacionais”, as “Boas Práticas para a Melhoria da Qualidade das Instituições de Ensino Superior”, a “Internacionalização e a Cooperação como Fatores de Qualidade no Espaço do Ensino Superior de Língua Portuguesa”, a “Qualidade e o Financiamento do Ensino Superior” e a “Gestão Estratégica das Instituições de Ensino Superior e a Qualidade” fazem parte do programa da conferência.

Dos cerca de 300 participantes inscritos fazem parte dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores, avaliadores de políticas públicas de educação superior, pensadores e investigadores da área.

A 8.ª Conferência é cofinanciada pelo Lisboa 2020 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que promove, no dia 27 de novembro, a Receção de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Apoiam também a ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), a ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Digitalis.

A FORGES é uma Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) tem como missão desenvolver e consolidar uma rede de forma a articular e fazendo comunicar os membros dos órgãos de gestão das diferentes instituições de ensino superior, técnicos, responsáveis da administração ligada ao setor e investigadores cujo objeto de estudo centrem nas políticas do ensino superior, principalmente, no espaço dos países e regiões de língua portuguesa.

Informações úteis participantes
Press Kit