Passar para o conteúdo principal

Ópera de câmara "O Jardim"

Ópera de câmara "O Jardim"

O Jardim

A estreia absoluta da ópera de câmara "O Jardim" de Tiago Cabrita, parte integrante do projecto de investigação no âmbito do IDI&CA do IPL - Produção de Ópera num Contexto Criativo Contemporâneo, decorre no próximo dia 25 de Novembro, sábado, pelas 17h, no Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa.

Sinopse

Inspirado no conto de Rubem Fonseca, “Henri”, o que aqui temos é uma variação desse mesmo conto. Paris ocupada (1940) e Henry, o homem que não pode escapar a quem é.O que nele habita não o deixa fugir, mesmo se há uma psicanalista que pode (ou poderia) servir-lhe de espelho redentor. Sucede que quem mata e faz desse ofício a meticulosa tarefa de mergulhar dentro de si, não pode encontrar redenção.
É Henry, o florista. Ou de certo modo (ou de modo muito muito certo), somos nós todos: por detrás da aparente fragilidade que temos (as flores são essa fragilidade), vive em nós, neste tempo veloz e de rapina, o monstro que habita Henry. Esta ópera foge, por isso mesmo, às convenções: é sobre uma figura moderna mas esquecida, o serial killer, o homem-monstro que, na sua ocupação diária, prova que estamos longe da humanidade que foi nossa um dia.

Mais informações