Seminário "Cosmologia Física: Novas perspectivas sobre o nosso lugar no universo"

Seminário | Prémio Nobel de Física 2019

O Prémio Nobel de Física 2019 distinguiu as investigações que “contribuíram para a compreensão da evolução do universo e do lugar da Terra no cosmo”, com metade do prémio atribuído a James
Peebles "por descobertas teóricas em cosmologia física".

Nesta palestra vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano que levou à cosmologia moderna, salientando as contribuições de Peebles sobre a cosmologia física, desenvolvidas desde meados da década de 1960, e que se tornaram a base das nossas ideias contemporâneas sobre o universo. Por fim, vamos discutir a importância destas contribuições e utilidade futura.

Orador: Francisco Lobo (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

Mais informação