Seminário sobre a previsão e otimização de ruído na vizinhança de aeroportos

João Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, apresenta dois modelos de produção de ruído por parte dos aviões e da sua propagação na atmosfera, desenvolvidos no âmbito de teses de mestrado.

A redução do ruído devido a aviões em áreas perto dos aeroportos é necessária para que se possa aumentar o tráfego aéreo sem excessivo impacto na qualidade de vida das populações.

Uma das estratégias passa por adoptar procedimentos de descolagem e aterragem e rotas que tenham o menor impacto ambiental possível. Este objectivo exige o desenvolvimento de modelos realistas da produção de ruído por parte dos aviões e da sua propagação na atmosfera.