10.05.2016
imagem_principal.jpg

Depois dos Seminários de Empreendedorismo, segue-se a fase de candidaturas ao Concurso de Ideias do Poliempreende que se prolonga até 27 de junho. A maior rede de empreendedorismo do país, que integra os institutos politécnicos e as escolas não integradas, movimenta prémios acima dos 100 mil euros, que incluem apoios financeiros, de incubação e consultoria.

A candidatura é feita através do preenchimento do formulário Concurso de Ideias de Negócio, Formulário Plano de Negócio e Plano Financeiro, acompanhados do curriculum vitae de cada um dos promotores, enviados para poliempreende@sc.ipl.pt, contacto que pode ser usado para esclarecimento de dúvidas ou pedido de apoio na elaboração da candidatura. O Instituto Politécnico de Lisboa apoia, ativamente, as ideias de negócio da comunidade académica.

[video:https://youtu.be/nY4oOdTD9J8]

Os projetos a concurso são avaliados por um júri regional, liderado pelo Presidente do IPL e constituído por representantes da Caixa Geral de Depósitos, IAPMEI, Business Angels e Incubadoras de Empresas.

Os prémios regionais são de 2000, 1500 e 1000 euros para os três primeiros classificados, respetivamente. O projeto regional vencedor vai ser submetido à apreciação do júri nacional, no Instituto Politécnico de Setúbal, entidade coordenadora da 13.ª edição, que após avaliação, define os 3 primeiros classificados.

O Poliempreende é uma rede de empreendedorismo do ensino superior politécnico, na qual se inclui um concurso de projetos de vocação empresarial. O objetivo é estimular o empreendedorismo, proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego. São 21 a instituições que integram a rede do Poliempreende, que abrange cerca de 90 mil estudantes e mais de 7 mil professores.

Para além de uma experiência enriquecedora e do alargamento de uma rede de contactos, a apresentação final do projeto no concurso regional do Poliempreende dá direito a valorização curricular e a um certificado de participação.

Concorram já e façam parte maior rede de empreendedorismo em Portugal e das histórias de sucesso do Poliempreende!

Calendário do Concurso de Ideias do Poliempreende

Seminários de Empreendedorismo, o primeiro passo

Os seminários de empreendedorismo: Motivação e Ideias, Marketing e Plano Financeiro terminaram a 28 de abril, com um balanço positivo por parte dos mais de 40 participantes. A aposta na escolha de oradores com reconhecimento e experiência em cada uma das áreas de incidência dos seminários continua a cativar interessados em fazer do empreendedorismo uma aposta no futuro.

Maria Teresa Azóia e Gonçalo Abreu deram o seu testemunho, como empreendedores, no Seminário de Motivação e Ideias. De áreas tão distintas como a engenharia e a de produto, os jovens falaram das suas experiências, desde o surgimento da ideia de negócio até à constituição da empresa.

No Seminário de Marketing, Luís Matos Martins, da DNA Cascais, abordou a construção de um modelo de negócio com enfoque com base na ferramenta estratégica de empreendedorismo, Business Model Canvas. João Barros, docente na Escola Superior de Comunicação Social falou aos participantes sobre a importância da marca no campo dos de conceitos como comunicação e comportamento do consumidor.

O último dos Seminários incidiu sobre o Plano Financeiro e contou com André Março, do IAPMEI como primeiro orador. O dirigente da área de Capacitação Empresarial, sistematizou procedimentos para obtenção de capitais para o desenvolvimento de um negócio ou projeto, deixando informações chave aos participantes sobre o acesso a financiamento.

A equipa da Direção de Particulares e Negócios de Lisboa da Caixa Geral de Depósitos, patrocinadora do Concurso de Ideias do Poliempreende, no IPL, representada por João Rodrigues, Maria Goulão e Ricardo Silva, deu a conhecer as principais características que um projeto deve ter para ser objeto de financiamento por parte do banco. Deixaram ainda alguns conselhos aos futuros empreendedores e alertaram para os principais erros cometidos.

CSS