28.02.2013

Seminário de Marketing

Depois do sucesso do seminário de Motivação realizado em dezembro último, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a receita repetiu-se com o seminário de Marketing, demonstrando o interesse crescente de professores e alunos pelo empreendedorismo.

Paulo Leite, o orador convidado para o seminário, é professor de produção na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde também se licenciou. Mais do que docente, Paulo é empreendedor desde sempre. Venceu a 6.ª edição regional do Poliempreende, e obteve o terceiro lugar do concurso nacional, com uma ideia de negócio assente na produção de cinema de terror.

Já constituiu a empresa Bad Behavior e desenvolve trabalhos de análise de risco em cinema, para empresas como a Image National, em Abu Dhabi, e a uMedia, na Bélgica. O seu trabalho passa, essencialmente, por avaliar “quem vai querer ver, quem vai querer pagar” um determinado filme.

Aos participantes do seminário tentou mostrar como as preocupações com o marketing no cinema, ou na chamada indústria criativa, não são muito diferentes das restantes áreas de negócio. “O marketing começa com a ideia”, defende Paulo. Na sua intervenção estabeleceu o paralelismo entre quem escreve (argumentista), quem produz (produtor) e quem realiza (realizador), com quem faz o desenvolvimento conceptual, o desenvolvimento estratégico e quem constrói o produto.

O produtor aconselhou os futuros candidatos do Poliempreende a conhecer bem o mercado em que pretendem implementar as suas ideias. Reforçou que gostar da área de negócio é um dos fatores que acrescenta valor a qualquer plano de negócio. No seu caso, viu a elaboração da candidatura como “escrever uma história” cujo processo permitiu perceber algumas “falhas no pensamento”.

Já o prof. Vítor Gonçalves, coordenador do Poliempreende, realçou que o marketing é a área mais importante do Plano de Negócio, considerando o Plano Financeiro apenas um subproduto. Alertou ainda que, "o que para muitos pode parecer óbvio, para o júri pode não ser".

Dia 6 de março, às 18h30, no ISEL, vai decorrer o último seminário, desta vez dedicado ao Plano Financeiro. O Eng. Paulo Andrez é o orador convidado. O Administrador da DNA Cascais e presidente da EBAN – European Trade Association for Business Angels constituiu a primeira empresa aos 18 anos e desde então nunca mais parou.

A participação nos seminários é gratuita e confere o direito a um certificado de participação, bastando enviar a ficha de inscrição para poliempreende@sc.ipl.pt.

CSS