19.07.2017
img_0078.jpg

O último dia da 1ª edição da Academia Politécnico Lx 2017 prometia ser recheado de emoções e partilha de experiências. Não fosse este o terminar de uma semana onde 50 participantes tiveram oportunidade de conhecer o Instituto Politécnico de Lisboa e as suas principais licenciaturas, estava na hora de conhecer o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Após tomarem o pequeno-almoço na Residencial Maria Beatriz, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), os participantes seguiram de metro até Saldanha.

Recortes e contas: uma manhã dedicada ao empreendedorismo

Recebidos pela direcção do ISCAL, rapidamente seguiram entre canções até à primeira atividade. Com as mãos ao serviço, foram verdadeiros artistas: recortaram, colaram, escreveram. Foi-lhes pedido que através de recortes de revistas criassem um produto que posteriormente iriam apresentar no Shark Tanque organizado pelo ISCAL.

Ainda que os nervos iniciais pudessem ter assustado alguns dos participantes, a motivação de apresentar uma ideia inovadora criada durante a manhã para uma bebida que prometia revolucionar o mercado conquistou-os. Foi nos escritórios da KPMG que perante um júri constituído por elementos da empresa e da direção do ISCAL que os grupos mostraram o trabalho realizado durante a manhã.

Apresentações concluídas e opiniões ouvidas, estava na hora de almoçar nas instalações do ISCAL para depois seguirem viagem até ao Parque Eduardo VII. Depois de conhecerem um dos mais emblemáticos espaços verdes da cidade lisboeta, os participantes da 1ª edição da Academia Politécnico Lx 2017 foram até ao Parque Natural de Monsanto.

Energias recarregadas: aula de yoga ao ar livre

Neste espaço os participantes, depois de ultimarem as letras e afinarem a voz para a preparação das músicas nas apresentações finais, desfrutaram de uma aula de yoga. Inspirações e expirações fizeram desta, que foi a última atividade da semana na Academia, um momento de relaxante e útil para recarregar as baterias.

Foi com as energias alinhadas que os estudantes foram conhecer as instalações do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) onde foram recebidos com pompa e circunstância. A gala de encerramento desta semana de parceira entre o IPL e a Forum Estudante decorreu no mesmo espaço. O jantar decorado com o mais tradicional elemento lisboeta, a sardinha, reuniu todos os participantes, monitores, representantes das oito instituições envolvidas na Academia Politécnico Lx 2017 e a equipa técnica que possibilitou a realização de todas as atividades.

Vanessa Glória, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Marketing do IPL, realça o espírito de equipa que se fez sentir nesta primeira edição. Acreditando na possibilidade de repetição desta iniciativa, destaca as atividades que decorreram ao longo da semana e o trabalho das oito instituições que compõem o IPL.

Cerimónia de memórias: o encerramento da Academia

Após o jantar, chegou o momento mais aguardado da semana: celebrações e recordações. Cada equipa apresentou a música que durante a semana preparou e que se tornaria no resumo da Academia. Esquecimentos e gargalhadas marcaram as músicas que foram seguidas pela entrega dos certificados de participação a todos os estudantes.

Os prémios das categorias que estiveram a votação por parte dos participantes para distinção dos mais carismáticos estudantes da semana foram entregues. A “sardinha de ouro” animou todos os presentes que tiveram oportunidade de recordar através de um video “best-off” esta que foi uma primeira experiência para muitos.
A cerimónia terminou com os agradecimentos a todos os responsáveis e colaboradores do IPL e também com as palavras do Professor António Belo, vice-presidente da Instituição e de Vanessa Glória, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL.

Texto de Fórum Estudante