22.04.2016
imagem_principal.png

Marketing e Plano Financeiro são os seminários a realizar nos dias 27 e 28 de abril, respetivamente, às 18h30, no Anfiteatro da Escola Superior de Educação de Lisboa. Inseridas no Poliempreende, a maior rede de empreendedorismo em Portugal, as ações pretendem capacitar os participantes com ferramentas para o Plano de Marketing e do Plano Financeiro de um negócio.

O Seminário de Marketing vai acontecer no dia 27 de abril com a participação de 2 oradores: Luís Matos Martins é o atual diretor da DNA Cascais. Tem uma grande experiência na área do empreendedorismo, obtida ao nível da direção executiva dos Territórios Criativos e da Ericeira Business Factory, de acionista fundador da Science4you, bem como de diretor geral do AUDAX-IUL (Centro de Empreendedorismo do Instituto Universitário de Lisboa) desde 2009, onde lançou a Labs Lisboa, incubadora do ISCTE-IUL e o Tec Labs, centro de inovação, da Faculdade de Ciências de Lisboa. É docente universitário em Empreendedorismo e Finanças. João Barros é docente na Escola Superior de Comunicação Social, na área da Publicidade e Marketing.

O Plano Financeiro dá mote ao último seminário, a realizar no dia 28 de abril. A Caixa Geral de Depósitos e o IAPMEI são as instituições parceiras desta ação. Por um lado é dada a conhecer a perspetiva da banca quanto aos requisitos que deve ter um projeto na procura de financiamento. Por outro lado, o IAPMEI, representado por André Março e José Vale vai abordar as soluções adequadas às necessidades de financiamento associadas ao investimento em capital fixo e em fundo de maneio.

Pioneiro no ensino superior, o Poliempreende une institutos politécnicos portugueses e escolas superiores não integradas, promovendo um forte espírito de equipa e proatividade. A rede de empreendedorismo, que integra um concurso de ideias que movimenta mais de 100 mil euros e tem demonstrado ao longo de 13 edições, troca de experiências e criação de uma rede de contactos que aumenta a cada edição. Desde instituições financeiras, a business angels, instituições públicas e privadas e incubadoras, muitos têm sido os que ao longo do percurso do Poliempreende, se têm juntado ao concurso.

Mais do que a atribuição dos prémios, o Poliempreende e as redes de contacto que tem permitido criar, têm sido uma forma de capacitar e motivar os alunos para o envolvimento em projetos autónomos e de equipa, que possam vir a constituir empresas.

Dividido em duas fases, a regional e a nacional, a primeira realizada em cada politécnico e a segunda que une todos os vencedores, o concurso de ideias aposta também na formação através da realização de oficinas e seminários que capacitam os participantes na área das ideias e motivação, marketing e plano financeiro. Ainda no campo da formação, o Poliempreende reúne docentes motivados e dispostos a apoiar os estudantes interessados em avançar com uma candidatura ao concurso.

A participação nos seminários é gratuita e confere o direito a um certificado de participação, bastando preencher a ficha de inscrição online.

Mais informações: poliempreende@sc.ipl.pt

Mais sobre o Poliempreende