22.07.2015

IPL aparece na 8.ª posição da lista de 15 instituições de Ensino Superior Público com menor desemprego. Dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência estão na base da abertura de novos cursos e definição do número de vagas para para o concurso de acesso cuja primeira fase está a decorrer.

O ranking das instituições com menor desemprego é liderado pelas Universidades da Madeira e Açores. Já no que respeita às instituições de Ensino Superior com maior taxa de desemprego, a lista apresenta na maioria Institutos Politécnicos no interior do país.

Os cursos com menos diplomados inscritos nos Centros de Emprego são a medicina, eletrónica e automação e matemática. Esta conclusão baseia-se nos 12186 desempregados inscritos nos Centros de Emprego, com formação superior (licenciatura ou mestrado integrado), nos anos letivos de 2009/2010 a 2012/2013. Entre as 15 áreas de formação com mais desempregados, Humanidades, Biblioteconomia, Arquivo e Documentação e Trabalho Social e Orientação estão no topo da lista. As instituições do superior privado lideram a tabela dos cursos com maior registo de desemprego.

Estes valores levam a uma redução de 265 vagas em relação ao ano passado. A área de engenharia civil foi a que sofreu um maior corte, passando de 1046 vagas em 2014, para as atuais 961. Por outro lado, Enfermagem, Engenharia Informática e Gestão são os cursos com mais vagas disponíveis.

Para além das novas regras aprovadas pelo Governo, com o objetivo de regular a oferta de vagas proposta pelas instituições de Ensino Superior, esta redução da oferta também é resultado da diminuição de candidatos que se tem registado. Entre 2008 e 2014, o número desceu de 53.415 para 42.455. Este ano é 28 242 (56%) lugares disponíveis nas universidades e 22 313 nos politécnicos (44%). As 55.555 vagas do concurso de acesso deste ano é a mais baixa dos últimos seis anos. O Instituto Politécnico de Lisboa tem disponíveis 2.371 vagas distribuídas por 37 licenciaturas.

Este ano, apesar da redução do número de estudantes finalistas do secundário que manifestaram a intenção de se candidatar, a subida das classificações médias, especialmente a Matemática, que passou a positiva, pode levar a um aumento dos candidatos aos cursos que exigem 9,5 como nota mínima nesta prova, as engenharias e tecnologias.

Para uma decisão fundamentada sobre qual a instituição e área a seguir, o Ministério da Ciência e Educação disponibiliza aos estudantes, o portal Infocursos, uma plataforma na qual podem ser consultadas informações estatísticas sobre cada curso, nomeadamente a taxa de empregabilidade.