29.10.2018
image002.jpg

Realizou-se de 25 a 27 de Outubro a 1.ª Edição do Fórum de Reitores da China e dos Países de Lingua Portuguesa. O Fórum foi uma organização conjunta da Universidade de Macau e da Universidade de S. José com o patrocínio do governo da Região Administrativa Especial de Macau e do departamento de Educação Provincial de Jiangsu.

Este Forum insere-se na Iniciativa chinesa de “Uma Faixa uma rota” que tem por base a antiga rota da seda. Nesta iniciativa estiveram envolvidas Instituições de Ensino Superior da Grande Baia de Guangdong-Hong Kong Macau e instituições dos Paises de Língua Portuguesa.

Neste Forum os dirigentes das IES participantes tiveram oportunidade de discutir e/ou reforçar, de forma diversa, a cooperação no domínio do ensino superior entre as instituições representadas.

O primeiro dia decorreu na Universidade de Macau subordinado ao tema “O Papel de Uma Faixa uma rota para os Países de Língua Portuguesa”.

IPL em Macau

(Da esquerda para a direita: Prof. Francisco Martins, Reitor da Universidade Nacional de Timor Leste, Prof. Padre Peter Stillwell, Reitor da Universidade de S. José de Macau, Dr. Sou Chio Fai, Coordenador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau, Prof. Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau e Prof. Elmano Margato, Presidente do IPL)

O segundo dia do fórum decorreu na Universidade de S. José dedicado a temas variados, entre os quais se pode destacar a “Harmonia sem Uniformidade – Diálogo Cultural e Resolução de Conflitos”.

Nesta ocasião o Presidente do IPL presenteou o Reitor da USJ, Prof. Doutor Padre Peter Stillwell, com uma lembrança do IPL. Foram ainda debatidos temas como o intercambio de alunos, pessoal docente e não docente, bem como a cooperação no domínio da investigação e do ensino.

IPL em Macau

O Forum encerrou com a apresentação da “Declaração de Macau sobre a Cooperação no Ensino Superior”. Esta declaração foi subscrita pelos representantes das IES presentes.

No dia 28 e 29 o Governo da Republica da China convidou os participantes das IES dos Paises de Lingua Portuguesa a visitar instituições tecnológicas e cientificas sediadas na região Hengqin e a cidade Shenzhen.

Texto de EM/IPL