24.09.2013

Prémio Poliempreende

O Instituto Politécnico da Guarda, promotor da décima edição do Concurso Nacional Poliempreende apresentou, em nome de todos os parceiros, a candidatura aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, que culminou com a vitória na categoria de "Investimento nas competências empreendedoras".

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA), em Portugal, estão sob a responsabilidade do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e integram seis categorias, nas quais as candidaturas se podem enquadrar:

1) Promoção do espírito de empreendedorismo;

2) Investimento nas competências empreendedoras;

3) Desenvolvimento do ambiente empresarial;

4) Apoio à internacionalização das empresas;

5) Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos;

6) Empreendedorismo responsável e inclusivo.

Os EEPA foram lançados em 2005 pela Comissão Europeia, e têm como objetivo distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa. Podem habilitar-se instituições públicas de países pertencentes à União Europeia, bem como de outros países associados, como a Croácia, Islândia, Noruega, Sérvia e Turquia. Para concretizar a candidatura basta possuir os requisitos de candidatura quanto a iniciativas de implementação de políticas, de empresas ou de educação, e à sua influência na região ou localidade em questão, demonstrando uma evolução progressiva durante um período de dois anos.

O Poliempreende é um projeto da rede de ensino superior politécnico, que promove uma metodologia de ensino que potencia a criatividade e inovação de modo a que se transforme em projetos de vocação empresarial. Contribui por isso para o desenvolvimento das competências dos estudantes, professores e diplomados das instituições que integram os politécnicos. Para além de ser um concurso de projetos de negócio, o Poliempreende tem subjacente uma metodologia de motivação e educação do espirito empreendedor. A organização da iniciativa passa por alções de formação complementar, “Oficinas”, com a vertente de aplicação à realidade empresarial. Assim, este projeto tem proporcionado resultados que mostram o impacto na comunidade académica e empresarial, com a criação de empresas, registos de patentes, e número de alunos e equipas de estudantes, docentes e diplomados, que já usufruíram da formação proporcionada no âmbito do Poliempreende.

CSS