10.09.2013

Caloiros 2013

O IPL, com 1.611 alunos colocados, foi o segundo Instituto Politécnico do país quanto ao número de ocupação de vagas. O aumento das vagas sobrantes voltou a registar-se, resultante do menor número de candidatos a nível nacional. No total de colocações do concurso nacional de acesso, o preenchimento das vagas situou-se nos 73%, sendo a média dos politécnicos de 57%.

O ensino pós-laboral continua a ser aquele onde a quebra nas colocações é mais visível. Ainda assim, o IPL conseguiu preencher cerca de metade das vagas disponíveis. A crescente procura dos cursos na área da comunicação levou ao total preenchimento das vagas dos cursos existentes na Escola Superior de Comunicação Social, mesmo em regime pós laboral. Em contrapartida, as engenharias voltam a ser a área onde se reflete o maior decréscimo de candidatos.

Os 37.415 alunos colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso nos politécnicos e universidades portuguesas representam menos 4% que em 2012. As universidades ocuparam 24.661 vagas e os politécnicos 12.754.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Educação e Ciência, já foram colocados 73% dos 45.078 candidatos, dos quais 79% obtiveram colocação na primeira opção.

A segunda fase decorre entre 9 e 20 do mês de setembro para todos os que só agora reúnem as condições necessárias à realização do processo de candidatura. Seguir-se-á a terceira fase que vai realizar-se entre 3 e 7 de outubro.

CSS