11.04.2013

Jornadas pedagógicas ESCS

Os principais motivos de escolha da Escola Superior de Comunicação Social, pelos candidatos ao ensino superior, prendem-se com o prestígio e a estrutura tecnológica de apoio aos cursos da ESCS. Estas foram alguns dos resultados da autoavaliação apresentados no decorrer das primeiras Jornadas Pedagógicas da Escola.

Na avaliação dos cursos o destaque é dado à elevada preparação prática e ao bom nível dos professores o que, na opinião dos diplomados, acaba por ser uma mais-valia no recrutamento no mercado de trabalho.

Também os não docentes avaliaram positivamente a escola, nomeadamente o bom clima humano que reina na ESCS.

Todos estes fatores com avaliação positiva acabam por se refletir na imagem que a escola projeta para a comunidade. Uma instituição de ensino superior que aposta num ensino de qualidade, onde a tecnologia é um fator de diferenciação, sustentado por um corpo docente qualificado.

No decorrer das Jornadas Pedagógicas, Miguel Beraza, professor da Universidade de Santiago de Compostela proferiu uma palestra sobre “A docência no ensino superior e metodologias de avaliação”.

O docente espanhol entende ser necessário renovar a Universidade, afirmando que a qualidade pressupõe a existência de um modelo de ensino definido. Segundo Beraza, as instituições de ensino superior devem promover as suas próprias mudanças e não esperar pelas mudanças impostas por decretos governamentais.

Outra ideia defendida pelo docente passa por uma nova cultura em relação ao processo de ensino-aprendizagem assente na qualidade. O professor deve praticar uma docência centrada no aluno, incentivando-o a realizar uma aprendizagem autónoma e transmitindo-lhe técnicas de estudo.

PJS