16.04.2013

Paulo Andrez

Paulo Andrez foi o orador convidado do Poliempreende para falar aos empreendedores no Seminário de Plano Financeiro, realizado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, em março último.

Numa entrevista concedida ao Instituto Politécnico de Lisboa em 2012, aponta o Poliempreende como um estímulo ao espírito empreendedor dos jovens do ensino superior politécnico, e aponta como maior vantagem, a disponibilidade dos professores para apoiar no desenvolvimento dos projetos.

Este conselho deixado pelo também empreendedor, serve de reflexão para quem ainda não decidiu concorrer, ou está a preparar a candidatura à 10.ª edição do Poliempreende, que termina a 13 de maio de 2013.

Esta é uma oportunidade que pode mudar o futuro, considerando que, tal como Paulo Andrez refere, “nunca antes houve tanto dinheiro em Portugal para investir em Startups”.

Para além de uma experiência enriquecedora e do alargamento de uma rede de contactos, a apresentação final do projeto no concurso regional do Poliempreende dá direito a valorização curricular e a um certificado de participação.

Exemplos de sucesso saídos do Poliempreende são projetos como a Ahua Surf Within, Belmont e a Cardiorespira, com empresas já constituídas. Também os promotores da Unibox, tal como descrito na última edição da Revista Politecnia, têm vindo a trabalhar em vários projetos, graças aos contactos estabelecidos ao longo da 9.ª edição do Poliempreende.

A candidatura é realizada através do preenchimento do formulário Concurso de Ideias de Negócio, Formulário Plano de Negócio e Plano Financeiro, acompanhados do curriculum vitae de cada um dos promotores, enviados para poliempreende@sc.ipl.pt .

[video:http://vimeo.com/64134177]

Nota biográfica

Paulo Andrez é já uma referência no empreendedorismo em Portugal. Aos 18 anos constituiu a sua primeira empresa e a partir daí muitos outros projetos se seguiram.

É licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Possui um MBA pela mesma universidade e uma Pós-Graduação em Gestão Imobiliária pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias e uma Pós-Graduação em Eco-Turismo pela Ordem dos Biólogos do ISLA.

Iniciou a carreira pela administração de empresas na área de sistemas de informação, entre as quais, a NOVABASE SGPS, da qual foi um dos membros do núcleo fundador.

Foi chairman da 1.ª Cimeira Mundial de Líderes de Rede de Business Angels e membro da direção da Rede Europeia de Business Angels.

É o atual presidente da Associação Europeia de Business Angels e administrador da DNA Cascais, uma associação municipal de apoio ao empreendedorismo no concelho.

É Business Angel em várias empresas e esteve envolvido na criação e implementação do incentivo fiscal aos Business Angels em Portugal.

CSS