17.10.2013

O secretário de Estado adjunto apontou, na sessão inaugural do congresso da SOPCOM, 5 objetivos, ou ideiais de atividade pública para suporte à comunicação social: conteúdo; capacidade de conteúdo para as plataformas multimédia; envolvimento das comunidades; colaboração e sustentabilidade. O representante do ministro Poiares Maduro, crê que o principal desafio de hoje passa por saber como criar modelos de sustentabilidade que permitam a continuidade do serviço público de comunicação social. "A democracia tem custos e estes têm que ser assumidos por todos", afirmou Pedro Lomba".

[video:http://youtu.be/z0bMlIaYMzQ]

Em representação da RTP, Alberto da Ponte, presidente do conselho de administração da Rádio e Televisão em Portugal, deixou, na sua intervenção, um apelo aos investigadores das ciências da comunicação, para ajudarem na reflexão sobre o serviço público no nosso país.

Moisés de Lemos Martins, presidente do congresso do SOPCOM realçou, nas boas vindas aos participantes, que o congresso, que decorreeu entre 17 e 19 de outubro, na ESCS, "é a realização pública e mais expressiva de uma das maiores organizações científicas nacionais de ciências da comunicação".

Organizado em torno da temática da Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, o congresso integrou 4 sessões plenárias, com 8 conferencistas de relevo. Foram ainda realizadas sessões paralelas, com a abordagem de questões como: “Comunicação Global e Ideia de Comunidade”; “Investigação em Comunicação: Financiamento e Internacionalização”; “Cultura, Mediações e Identidades” e “Media e Tecnologias. O desafio das Redes”.

Os mais de 300 participantes inscritos, puderam assistir à publicação do número 13 da Revista Comunicação Pública, dirigida por Mafalda Eiró Gomes, pela última vez na versão em papel, já que a próxima edição passará a ser disponibilizada na plataforma Open Edition. No segundo dia de trabalhos do congresso realizou-se o lançamento da revista de comunicação e cultura, Caleidoscópio.

Este congresso foi o VIII realizado pela SOPCOM, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que, este ano, contou na comissão organizadora com vários professores da Escola Superior de Comunicação Social, liderados por Jorge Veríssimo, presidente da instituição, que disse na sessão inaugural, esperar "dois dias ativos de discussão conceptual e apresentação de novas práticas de investigação nas ciências da comunicação".

Texto de Clara Santos Silva

Fotos de Vanessa Glória