05.12.2017
bannersite.jpg

O Politécnico de Lisboa terminou mais uma edição do concurso de ideias, fase regional, do Poliempreende com a entrega de prémios aos vencedores. A vitória, este ano, recaiu no projeto Spectrum Audio Labs, apresentado por estudantes da Escola Superior Música de Lisboa.

O modelo de negócio apresentado por Leonardo Vidas e Eduardo Caetano, passa por desenvolver equipamentos especializados para áudio profissional, respondendo a necessidades técnicas e artísticas. O fator diferenciador do projeto assenta, de acordo com os vencedores,  " na personalização dos produtos, proporcionando assim soluções únicas para cada cliente. O domínio dos equipamentos será tendencialmente analógico - preservando o caráter contínuo do sinal -, dando assim ênfase a um segmento quase extinto na indústria atual."

A entrega dos prémios do 14.º concurso regional do Poliempreende teve lugar nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa a 28 de novembro. Presentes estiveram a vice-presidente do IPL, Ana Cristina Perdigão, o pro-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Cavaleiro Rodrigues, bem como representantes dos patrocinadores do 1.º e 2.º prémio e 3.º prémios, da Caixa Geral de Depósitos, Susana André, da Delta Cafés, Tiago Ferreira e da Politec&ID, Gonçalo Abreu. Da DNA Cascais, patrocinadora de um apoio de consultoria e de implementação real do projeto vencedor do 1.º prémio, esteve presente Jean Baronet, gestor do ninho de empresas.

José Cavaleiro Rodrigues mostrou-se satisfeito com a edição que agora termina, que contou com a participação de 64 equipas, o que, por si só já é um fator de distinção. O pró-presidente espera para o futuro novos desafios, nomeadamente a implementação de uma estrutura de acompanhamento dos empreendedores para a concretização, na prática, as ideias de negócio em empresas.

O segundo lugar foi conquistado por Tiago Marques, Lyubov Pataliy, João Garrido, Gonçalo Cunha e Francisco Caeiro, estudantes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) com o projeto um projeto que pretende dar a conhecer o interior do país através de um investimento turístico amigo do ambiente

O terceiro lugar coube também ao à ESCS, pelos estudantes Cristina Perdigão, Sara Santos, André Oliveira e Mariana Carvalho, que apresentaram ao júri a ideia de negócio para um bar de sobremesas, caraterizado por um espaço acolhedor onde se irão servir cocktails (alcoólicos e não alcoólicos) únicos, inspirados na doçaria e frutaria nacional e internacional e, como complemento, servir-se-ão também sobremesas, bolos e doces que estão relacionados com os próprios cocktails.

O projeto Spectrum Audio Labs já participou entretanto na fase nacional do concurso de ideias do Poliempreende, tendo sido considerado pelo júri, de entre 19 candidatos, vencedor do prémio Born From Knowledge.