04.12.2018

O Politécnico de Lisboa (IPL) foi palco de vários painéis de debate, mesas redondas e dezenas de sessões paralelas, onde mais de 300 participantes debateram e refletiram sobre “A Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências”.

A conferência teve co-organização do Politécnico de Lisboa e da FORGES, com o objetivo de "aproveitar a presença de todas as personalidades do espaço da lusofonia para trocarmos experiências, definirmos critérios e métricas para a avaliação das instituições de ensino", disse à Lusa, Elmano Margato, presidente do IPL. Para o líder da instituição, a realização da conferência foi "um momento de afirmação" das duas instituições, permitindo "a afirmação do Politécnico de Lisboa na academia nacional e na academia do espaço lusófonos".

8.ª Conferência FORGES

Na sessão inaugural estiveram, para além do presidente do Politécnico de Lisboa, a presidente da Forges, Luisa Cerdeira, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o secretário de Estado do Ensino Superior de Angola, Eugénio Silva, a diretora Nacional do Ensino Superior de Moçambique, Eugénia Cossa, o diretor Geral do Ensino Superior de Cabo Verde, Aquilino Viegas e o diretor Executivo da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação Académica de Timor-Leste, Edmundo Viegas.

Naomar Almeida Filho, e
x-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, proferiu a conferência inaugural "Critérios de Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Tendências e Futuros Possíveis."

No encerramento esteve Sampaio da Nóvoa, reitor Emérito da Universidade de Lisboa, que proferiu uma conferência sobre "O Desenvolvimento do Ensino Superior: os Desafios do Presente e do Futuro".

A conferência decorreu entre as Escolas Superior de Música de Lisboa, de Educação de Lisboa e de Comunicação Social do IPL. Do programa fizeram parte momentos artísticos proporcionados por estudantes das três escolas artísticas do IPL: Escola Superior Dança, Escola Superior de Música de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema.

Depois de Macau, Pernambuco (Recife, Brasil), Luanda (Angola), Campinas (Brasil), Maputo (Moçambique) e Coimbra, a reunião internacional regressou a Lisboa, cidade onde foi fundada a rede FORGES, em 2011, para levar os países e regiões de língua portuguesa a refletir sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões de língua portuguesa. O objetivo passa por estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países onde se fala a língua de Camões.

A 8.ª Conferência foi cofinanciada pelo Lisboa 2020 e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que promoveu a Receção de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Apoiaram também a ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), a ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Digitalis.

Receção FORGES nos Paços do Concelho

A FORGES é uma Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) tem como missão desenvolver e consolidar uma rede de forma a articular e fazendo comunicar os membros dos órgãos de gestão das diferentes instituições de ensino superior, técnicos, responsáveis da administração ligada ao setor e investigadores cujo objeto de estudo centrem nas políticas do ensino superior, principalmente, no espaço dos países e regiões de língua portuguesa.

Texto de CSS/GCI
Imagem de GCI

Notícias publicadas nos Meios de Comunicação Social

ouvir entrevista à rádio renascença