11.07.2013

Bailarinos premiados

A fundação Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) atribui prémios do concurso de Melhor Intérprete aos alunos da Escola Superior de Dança.

Na cerimónia, realizada no dia 10 de Julho, no átrio da escola, foram apresentados, ao público, os solos premiados.

O primeiro lugar foi atribuído a António Torres, com “You are a bad boy, very bad boy”. O solo premiado teve inspiração na obra “Psicose 4.48”, a última e mais radical peça da dramaturga inglesa Sara Kane, que se suicidou aos 28 anos. Os alunos Ana Rita Rosa, com o trabalho “Mocca”, baseado no efeito que o vício do café tem nas pessoas, e Tiago Correia, com “Lost and Found”, cuja coreografia é da autoria de Clara Marchana, foram distinguidos com menções honrosas.

Satisfeito, Fernando Crespo, diretor da ESD, considera que “os trabalhos, reconhecidos pela GDA, refletem o esforço da escola desenvolvido ao longo do ano”.

O concurso, promovido pela fundação Gestão dos Direitos dos Artista, recebeu 24 candidatos que passaram por quatro fases de seleção até chegarem à final. Para constituir o júri foram escolhidos professores da Escola Superior de Dança que fossem intérpretes e coreógrafos.

Na escolha dos vencedores foi valorizado “o intérprete contemporâneo que reunisse o máximo de potencialidades: trabalho estético, artístico e interpretativo”, diz Madalena Xavier que fez parte do júri.

O desafio lançado, em Abril deste ano, aos alunos e que também envolveu os professores da escola, “exigiu um esforço acrescido por parte dos estudantes”, diz Fernando Crespo, que frisa que os alunos da ESD têm pouca disponibilidade de tempo.

Os prémios atribuídos pela Gestão dos Direitos dos Artistas são de valor monetário de 1.200 euros, para o primeiro lugar, e prémios de 600 euros para as menções honrosas.

A GDA, criada em 1995, procura contribuir para o desenvolvimento e futuro da economia da cultura e conhecimento, e tem como missão a defesa dos direitos dos artistas e proteção da propriedade intelectual.

VG