24.07.2013

Espetáculo Termas

De 25 a 28 de Julho, vai ser exibido no Teatro D. Maria II o espetáculo “Termas”, inspirado na obra do escritor Herman Hess, por um grupo de alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Com encenação de Maria Duarte, os finalistas do curso de Atores, Design de Cena e Produção, sobem ao palco, na sala Garrett, para reproduzir o ambiente vivido nas termas.

A partir de “Aquista”, de Herman Hess, um excerto de “O Eleito” de Thomas Mann e cinco canções de Schubert, serviram de inspiração para o exercício de final de ano em cena. A peça alia a representação ao canto. Com direção musical e preparação vocal da professora Maria Repas, os alunos interpretaram cinco canções de Schubert.

A encenadora Maria Duarte, professora da Escola Superior de Teatro e Cinema, escolheu o escritor Herman Hess sobretudo por “questões afetivas”. As termas são, para Maria Duarte, um “espaço arquitetónico absolutamente deslumbrante e uma espécie de ecossistema que se forma”.

O espetáculo tem início com os atores em pé, alinhados, de roupão turco, de cor branca, a contarem, um de cada vez, a história do holandês. “Uma história paradigmática dentro da própria construção da estrutura textual do “Aquista” de Herman Hess”, diz a encenadora que encara a personagem como “paradigma de convivência, cumplicidade, comunidade” e acrescenta “a questão da vizinhança, proximidade do outro, coloca-se a todos nós”.

A encenadora e professora da Escola Superior de Teatro e Cinema, espera que, com este exercício, os alunos tenham aprendido algo, para além da oportunidade que tiveram de pisar um palco à italiana.

O espetáculo “Termas” vai estar em cena de quinta a sábado, às 21h, e no domingo às 16h. A entrada é livre, sujeita a reserva e à lotação da sala.

Para mais informações e reservas: 800 213 250 (chamada gratuita)

VG