07.06.2017

Francisco Pinto Balsemão foi distinguido na sessão solene de comemoração dos 31 anos do Politécnico de Lisboa, com a atribuição da medalha de Ouro da instituição, pelo seu contributo na consolidação da liberdade de expressão em Portugal. A cerimónia decorreu a 5 de junho, na Escola Superior de Comunicação Social e foi transmitida em streaming.

Francisco Pinto Balsemão

«Nas sociedades democráticas e socialmente desenvolvidas, o exercício pleno da democracia e também a sua sustentabilidade requer a existência de uma forte comunidade de cidadãos livres, esclarecidos e interventivos. Para a construção deste tipo de cidadãos muito contribui a formação não formal proporcionada tão bem pela comunicação social que se pretende independente, esclarecedora e livre. Quis o Dr. Francisco Pinto Balsemão, figura ímpar na comunicação social portuguesa, honrar o Politécnico de Lisboa ao aceitar a nossa distinção e participação nesta comemoração», declarou Elmano Margato, presidente do IPL, durante a sua intervenção.

[caption]Presidente do IPLPresidente do Politécnico de Lisboa[/caption]

Na sua intervenção sobre “O que é, Hoje, Lutar pela Liberdade de Expressão”, Francisco Pinto Balsemão falou sobre o impacto das novas tecnologias no acesso à informação. «O jornalismo tem de se adaptar, ir à frente ao ritmo acelerado que as novas tecnologias impõem. Só assim sobreviverá, só assim ganhará. E com ele acredito que ganharemos todos; aqueles que, e somos muitos ainda, continuamos a acreditar que a democracia é pelo menos o menos mau de todos os sistemas de governo», salientou no final da sua intervenção.

As celebrações destacaram também o percurso de jovens diplomados pelo Politécnico de Lisboa, com a atribuição da medalha de Prata de Valor e Distinção. Catarina Fernandes Martins, licenciada pela Escola Superior de Comunicação Social, tem trabalhado com vários meios de comunicação nacionais e internacionais, como a Al Jazeera America, Foreign Plicy e Guardian, tendo sido recentemente distinguida com a bolsa de reportagem IWMF (International Women’s Media Foundation) e com o prémio de jornalismo Fernando de Sousa.

Catarina Fernandes Martins

João Barradas, da Escola Superior de Música de Lisboa, é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, tendo vencido alguns dos mais prestigiados concursos internacionais, dos quais se destacam, entre outros, o Troféu Mundial de Acordeão, que conquistou por duas vezes, e o Coupe Mondial de Acordeão.

João Barradas

Frederico Carreira da Costa, da Escola Superior de Teatro e Cinema, é um realizador premiado, tendo recebido recentemente, no festival Cinéma du Rée em Paris, o principal prémio da secção de curtas por Nyo Vweta Nafta, filme que marca um regresso a Moçambique.

Ico Costa

O ex-presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, João Carlos Gomes Lobato, foi homenageado com a medalha de Prata de 1ª. classe. Funcionários docentes e não docentes foram também distinguidos com a medalha de Prata de Emérito, pelos serviços prestado à instituição.

Pela primeira vez, foram atribuídos 3 Prémios Científicos IPL-CGD , com o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente. Consciente da necessidade contínua de uma interação com a comunidade, o IPL entregou, também pela primeira vez, 3 Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade.

Prémios Científicos de Excelência IPL CGD
Maria José Fazenda (Artes) - Escola Superior de Dança
Orlando da Costa Gomes (Ciências Sociais) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Luísa Margarida Martins (Tecnologias e Engenharias) - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade
João Carlos Fernandes (Artes) - Escola Superior de Dança
Clotilde Celorico Palma (Ciências Sociais) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Maria Celeste Morais Serra (Tecnologias e Engenharias - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

[caption]Prémios Científicos IPL CGDPrémios Científicos IPL CGD[/caption][caption]Prémios de Relevância Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade[/caption]

A cerimónia solene contou ainda com atuações artísticas de estudantes das Escolas Superiores de Dança, de Música e de Teatro e Cinema.