25.09.2017
exarp01.png

A sessão de acolhimento  "Welcome, Boas Vindas "Eu sou IPL", organizada pelo Politécnico de Lisboa, FAIPL e associações de estudantes, destinada a integrar os 2500 novos estudantes do 1.º ciclo e estrangeiros que chegam à instituição, tem selo exarp. Trata-se de uma iniciativa da Direção Geral de Ensino Superior, em colaboração com a Ciência Viva, que apoia e divulga as iniciativas de acolhimento das instituições de ensino superior que valorizem as práticas positivas de integração de estudantes.

No início do ano lectivo, o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, pediu às instituições que “dessem a volta à praxe”, encontrando alternativas. Politécnicos e universidades responderam positivamente com várias atividades de acolhimento desde desporto, cultura e ciência. A plataforma exarp (palavra “praxe” escrita ao contrário), que arrancou em setembro, disponibiliza informação detalhada dos eventos.

O "welcome boas vindas Eu sou IPL", que se realiza há 3 anos, pretende, não só integrar os novos estudantes, mas também fomentar o espírito de união, solidariedade e convívio entre as várias unidades orgânicas, assim como a divulgação de serviços e infraestruturas comuns.

Do vasto programa, destaque para as demonstrações de dança e de yoga e para as várias atuações musicais, nomeadamente das tunas académicas do IPL, da Escola Superior de Dança e do ex-aluno e reconhecido acordeonista João Barradas. Peña Kalimotxo, Pumpkins, DJ BIG-G e Dj Elyseu completam o cartaz do evento.

VG/GCI