02.06.2016
20160601-8.jpg

No âmbito da campanha publicitária, desenvolvida pelo Politécnico de Lisboa, no Guia de Acesso ao ensino superior, edição especial da revista “Mais Educativa”, fomos à Escola Secundária Gomes Ferreira, em Benfica, perceber a importância da publicação para os finalistas do 12º ano.

Com uma tiragem de 20 mil exemplares, o guia de acesso foi distribuído em 360 escolas secundárias e colégios a nível nacional, destas 100 localizam-se na região de Lisboa.

Para Maria do Sameiro, vice-presidente da escola, o guia é “extremamente importante para conseguirem encontrar e perceber o que querem e o que cada instituição pode oferecer”, apesar de considerar que os estudantes tomam uma decisão dias antes da entrega da candidatura. A opinião também é partilhada por Inês Vidigal, responsável pelo serviço de psicologia e orientação profissional da escola, “nesta fase ainda estão muito confusos e não definiram muito bem o curso superior que querem”.

Pela sua experiência profissional, a psicóloga Inês Vidigal, refere que a procura de informação pelos alunos do secundário é feita por via dos pais, amigos, internet e, em alguns casos, vão directamente às escolas do seu interesse.

Para contribuir na decisão dos finalistas do secundário, Maria do Sameiro, reforça as acções informativas, promovidas pela secundária, destinadas aos finalistas, onde profissionais dão o seu testemunho do mundo do trabalho, relatando o dia-a-dia.

Texto de C.P.