21.10.2018
20181017_tianjin_estesl-2746.jpg

O Politécnico de Lisboa  (IPL) recebeu uma delegação de educação oriunda de TianjinChina,  com o objetivo de encontrar sinergias na área do ensino da saúde, promover a cooperação na investigação e estabelecer novas ligações para a mobilidade internacional dos estudantes e docentes.

O encontro decorreu na
Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (ESTeSL) e contou com a presença de António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Anabela Graça, presidente da ESTeSL e as vice-presidentes Beatriz Fernandes e Graça Andrade da referida escola.

A representar a cidade de
Tianjin, estiveram presentes Cao Xiaohong, vice-presidente do governo regional, Zhang Yanwen, presidente da Tianjin Medical College, entre outros representantes das divisões municipais para a educação e cooperação internacional.

Delegação de educação da China na ESTeSL  Cao Xiaohong, vice-presidente de Tianjin
À esquerda: a receção da delegação de educação da China no Salão Nobre da ESTeSL, onde decorreram as apresentações institucionais.  À direita: Cao Xiaohong, enquanto vice-presidente de umas das maiores cidades da China, destacou a importância da área da saúde na sociedade, nomeadamente, em questões como a disparidade demográfica que se verificam na região de Tianjin.

A Delegação de Educação da China deu ainda a conhecer as práticas de Medicina Tradicional Chinesa e Tai Chi, terapias não-convencionais emergentes nos países ocidentais e que integram a oferta formativa de Tainjin.

Delegação da china na ESTeSL

A visita da delegação chinesa culminou com uma visita às instalações da Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Lisboa.

Não é a primeira vez que o Politécnico de Lisboa coopera com instituições de ensino superior da região chinesa de Tianjin. Em Junho de 2018, uma delegação chinesa da Escola Profissional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin visitou o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL),  no âmbito da implementação de um protocolo de cooperação que procura estreitar as relações entre as instituições de ensino superior de Portugal e China.

Texto e Imagem MN/GCI