22.04.2016
_mg_2675.jpg

Antigos alunos da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, Maria Barroso e Nicolau Breyner, foram distinguidos nas celebrações do 30.º aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa, com a atribuição da medalha de Ouro do Instituto a título póstumo. Os homenageados, diplomados pelo Conservatório, actualmente Escola Superior de Teatro e Cinema, foram recordados na cerimónia, realizada no dia 20 de Abril, na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora.

As celebrações, que contaram com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e do Diretor Geral do Ensino Superior, destacaram também o trabalho dos estudantes do Intituto Politécnico de Lisboa de gerações mais recentes. A jovem  realizadora de cinema Leonor Teles, vencedora do Urso de Ouro/ Curta-metragem, na edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim. Mestre pela Escola Superior de Comunicação Social e licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, ambas do IPL, Leonor Teles  foi uma das oradoras do evento, para além de ter sido exibido o documentário “Rhoma Acans” da sua autoria, premiado pelo Festival de Curtas de Vila do Conde e distinguido com Menção Honrosa no festival de Cinema Indie Lisboa, em 2013.

“Comemorar trinta anos é em primeiro lugar honrar o passado de todas as unidades orgânicas, aceitar o presente do Instituto Politécnico de Lisboa e perspetivar um futuro”, referiu, na sua intervenção, o professor Elmano Margato, presidente da instituição, recentemente empossado.

O IPL, com mais de 14 mil estudantes, “herda a história de algumas das suas unidades orgânicas que iniciaram atividade nos séculos XVIII e XIX”, disse o presidente. A Aula do Comércio (1759), hoje Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa; o Conservatório Geral de Artes Dramática (1836) sob proposta de Almeida Garrett, hoje distribuído pelas Escolas Superiores de Teatro e Cinema, de Dança e de Música. São também exemplos o Instituto Industrial de Lisboa, (1852), atual Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Escola Normal Primária de Lisboa, criada em 1862 no reinado de D. Luís, hoje Escola Superior de Educação de Lisboa.

[caption]Secretário de Estado do Ambiente e Diretor Geral do Ensino SuperiorSecretário de Estado do Ambiente e Diretor geral do Ensino Superior[/caption]

A homenagem à ex-primeira dama, Maria Barroso, activista política de diversas causas sociais, foi feita por Eugénia Vasques, professora da Escola Superior de Teatro e Cinema, com o tema “Maria Barroso: aluna do conservatório, combatente da poesia.”

O ator e encenador Rui Mendes prestou homenagem a Nicolau Breyner, e representou a família do ator que não pode estar presente na cerimónia.
As comemorações dos 30 anos do IPL contaram ainda com o reconhecimento ao anterior presidente, professor Vicente Ferreira, que exerceu funções de 2003 a 2016, com a atribuição da Medalha de Ouro e Conhecimento.

Alguns docentes da instituição foram reconhecidos pelo trabalho científico desenvolvido com maior destaque no Repositório do IPL.

O jornalista João Almeida Dias, licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social; os bailarinos António Cabrita e São Castro, da Escola Superior de Dança e o músico Daniel Davis, da Escola Superior de Música, foram os diplomados homenageados neste dia com a medalha de Prata de Valor e Distinção pelo trabalho de mérito realizado em 2015.

Os funcionários docentes e não docentes, aposentados no ano passado,  também foram distinguidos com a  medalha de Prata de Emérito, pelos serviços prestado à instituição.

A cerimónia dos 30 anos teve apresentações artísticas das escolas superiores de Dança; Teatro e Cinema e Música.

No início do evento, em forma de desagrado, os estudantes da escola onde se realizou o evento apareceram com chapéus-de-chuva abertos pela falta de condições das instalações da mesma.

Discurso do Presidente do IPL

Texto de Catarina Pinto (estagiária GCI-IPL)
Fotos de Susana Torres (Gab. Com. ESELx)