01.10.2013

Nos últimos doze anos, 2012 foi o ano em que se registou um maior aumento no número de doutoramentos, o que revela um “crescimento do tecido científico nacional, e indica a valorização que é dada à formação avançada a nível profissional”, afirma, em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência. Já o número de teses de doutoramento assinadas por mulheres é superior ao das registadas por homens. Mais de metade (54%), das teses dos doutoramentos, em 2012, são da autoria de mulheres.

[caption]Evolução de doutoramentosFonte: Inquérito estatístico ao Registo Nacional de Temas de Tese de Doutoramento em Curso e Doutoramentos Concluídos do Ensino[/caption]

As conclusões resultam do inquérito ao registo nacional de temas de tese de doutoramento em curso e de doutoramentos concluídos referentes aos doutorados em 2012, promovido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Ciências Sociais e Humanidades, é a área científica em que se constata um maior crescimento do número de doutoramentos nos últimos 12 anos, apesar das teses em Ciências da Engenharia e Tecnologia também registarem aumento.

[caption]Áreas de doutoramentoFonte: Inquérito estatístico ao Registo Nacional de Temas de Tese de Doutoramento em Curso e Doutoramentos Concluídos do Ensino[/caption][caption]Taxa de doutoramentos 2012Fonte: Inquérito estatístico ao Registo Nacional de Temas de Tese de Doutoramento em Curso e Doutoramentos Concluídos do Ensino[/caption]

Outro crescimento a referir é o número de doutoramentos realizados em instituições nacionais, comparativamente aos que são efetuados no estrangeiro, mas reconhecidos em Portugal. Do total dos doutorados 90,9% realizaram a tese em Portugal. Os doutoramentos foram maioritariamente desenvolvidos por indivíduos de nacionalidade portuguesa (87,5%), seguindo-se dos de nacionalidade brasileira (5,73%).

[caption]Doutoramentos realizados em PortugalFonte: Inquérito estatístico ao Registo Nacional de Temas de Tese de Doutoramento em Curso e Doutoramentos Concluídos do Ensino[/caption]

O número de doutoramentos realizados no âmbito de associações entre estabelecimentos de Ensino Superior, também tem aumentado “prova da crescente excelência, dinâmica e interação das instituições nacionais” segundo o Ministério da Educação e Ciência.

Saber mais sobre RENATES

O registo nacional de temas de tese de doutoramento concluídos, foi criado em 1970, e desde então, foram registadas 25.711 teses de doutoramento em Portugal.

O inquérito estatístico realizado permite recolher dados referentes às teses de doutoramento em curso, e aos doutoramentos, realizados em Portugal, bem como as equivalências atribuídas pelas universidades portuguesas e os registos do grau de doutor comunicados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Disponibilizando informação, o RENATES contribuiu na divulgação da informação das teses de doutoramento para o reconhecimento da comunidade científica.

A recolha de dados efetua-se a partir de uma plataforma online acessível aos estabelecimentos públicos e privados de ensino superior universitário português.

A classificação dos doutoramentos é feita de acordo com a Classificação de Domínios Científicos e Tecnológicos, 2007 (FOS).

Em 2012, foi recolhida pela primeira vez informação relativa às associações entre estabelecimento de ensino superior portugueses.

O RENATES 2012 pode ser consultado em http://www.dgeec.mec.pt

VG