11.07.2016
fernando_santos_trofeu.jpg

Fernando Santos, o líder da equipa, que sagrou Portugal, este domingo, campeão da Europa, pela primeira vez, formou-se em engenharia electrónica e telecomunicações no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

O selecionador nacional tinha apenas 19 anos quando ingressou no ISEL, terminou o curso em 1977.

Começou cedo a jogar à bola na rua por brincadeira, fez parte da selecção da Escola Afonso Domingos, onde treinava duas vezes por semana. Na altura pensava exlusivamente em "ir para o ISEL, fazer engenharia", disse, recentemente, ao jornal "A Bola".

Já tinha entrado no ISEL quando foi a um torneio de captação no Estádio da Luz. Foi convidado para jogar no Benfica. Para além dos mil escudos que ia receber por mês, pagavam-lhe os estudos superiores. A família não reagiu muito bem, mas o selecionador nacional fez um acordo com o pai, se chumbasse abandonava o futebol.

Foi titular, durante uma época inteira, no campeonato de juniores pelo Benfica. Foram eliminados nas meias-finais, frente ao Sporting. No estádio da Luz, perderam 3-1, e um dos golos foi culpa de Fernando Santos, razão pela qual foi lhe exigido dois treinos diários. Estáva numa fase de exames no ISEL. Fernando Santos não aguentou o esforço físico e acabou por ser dispensado. Foi jogar para Alvalade, era o guarda-redes suplente, mas também não ficou por lá.

Durante dois anos esteve no Estoril. Recém-casado e com dificuldades financeiras, decidiu tornar-se profissional de futebol. Foi jogar para o Marítimo, para a Madeira. Durante um ano dedicou-se exclusivamente à modalidade. Questões familiares trouxeram-no de novo para o Estoril onde recebeu uma proposta profisional aliciante. Para além de ir jogar, prometeram-lheum emprego na área  de engenharia eletrónica e telecomunicações. O que o obrigou a regressar à Madeira para uma estágio no Madeira Palácio, ganhando a experiência necessária para se tornar o diretor dos serviços técnicos no Hotel Palácio, no Estoril, onde exerceu funções até 1998. Coordenou uma equipa de 40 funcionários de 12 profissões diferentes.

Texto V.G.

notícia "Expresso"