23.04.2018

O empresário, fundador do grupo Delta Cafés, vai ser condecorado com a medalha de ouro do Politécnico de Lisboa (IPL) pelo seu exemplo de pioneirismo, inovação, vontade empresarial e responsabilidade social. A homenagem acontece na cerimónia do 32.º aniversário do IPL, no próximo dia 3 de maio, pelas 14h30, no Auditório Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Durante a cerimónia, Rui Nabeiro vai fazer uma intervenção sobre “Empreendedorismo, Empresas e Responsabilidade Social”. O empresário, hoje com 87 anos, nascido em Campo Maior, no Alentejo, fundou a Delta Cafés em 1961. Uma marca que muito rapidamente se instalou no quotidiano dos portugueses, ultrapassou as fronteiras nacionais e que hoje é considerada histórica. Atualmente o grupo Nabeiro/Delta Cafés conta com 25 empresas nos mais diversos sectores, nomeadamente na Alimentação e Bebidas, Indústria e Serviços, Imobiliário, Distribuição, Turismo e Restauração.

Rui Nabeiro
Rui Nabeiro sucede a Francisco Pinto Balsemão, que foi reconhecido com a mesma distinção no ano passado, no 31.º aniversário do Politécnico de Lisboa.

Na cerimónia vão ser, ainda, atribuídas medalhas de prata de valor e distinção aos estudantes e diplomados do Politécnico de Lisboa, que mais se destacaram nas suas áreas, a medalha de prata de mérito a António Marques, por serviços prestados como administrador do IPL entre 1997 e 2018, e medalhas de emérito aos funcionários aposentados em 2017.

Vão ser entregues dois Prémios Científicos IPL-CGD e três Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade. A entrega do prémio literário "Belas Letras" para cada categoria de textos, bem como as menções honrosas, encerram esta etapa da cerimónia. A sessão conta com as atuações artísticas das Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e da Escolha Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

(em atualização)

14h30 | Receção dos convidados

- Atuação de Tuna Académica -

Abertura da Sessão Solene