09.05.2016
046.jpg

O stress foi o segundo maior problema de saúde indicado pelos trabalhadores do Politécnico de Lisboa, num inquérito realizado a esta comunidade, referiu Rita da Silva Pereira, médica do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL. A conclusão foi apresentada na 2.ª Conferência - "Falando sobre Saúde Ocupacional" que decorreu no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social, Campus de Benfica do IPL, no dia 28 de Abril, data em que se comemora mundialmente o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.
Rita Pereira apresentou ainda alguns exemplos de riscos psicossociais no IPL e os efeitos que estes têm na saúde dos trabalhadores desta instituição.

Os fatores psicossociais "podem afetar a saúde fisica e mental das pessoas", disse Samuel Antunes, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos, concluindo que o stress, depressão e ansiedade atingem 14% dos casos mais graves nas organizações. O orador realçou ainda o importante papel da psicologia na gestão dos riscos psicossociais.

Foram ainda referidos alguns exemplos de acidentes no trabalho e de riscos psicossociais frequentes enquanto problemas organizacionais por Pedro Pimenta Braz, Inspetor-Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), que salientou a importância dos serviços de saúde ocupacional nas organizações.

Os resultados da Campanha Europeia de Gestão do Stress e Avaliação de Riscos Psicossociais foram apresentados por Emília Telo, da Autoridade para as Condições de Trabalho. A oradora abordou o trabalho realizado, desde 2014, em campanhas europeias de prevenção e gestão dos riscos psicossociais nas organizações.

Em nome do Presidente do IPL, Elmano Margato, que não pôde estar presente na conferência, António Belo, vice-presidente da instituição salientou a relevância deste evento para a sensiblização destas questões para a comunidade do IPL.

Texto e Fotos: Catarina Pinto (estagiária gci)