12.04.2018
escs-conf-3.jpg

"O desporto tende a gerar extraordinárias respostas emocionais dos seus públicos que são mais fortes do que qualquer outro setor de atividade", citou Jorge Veríssimo, presidente da Escola Superior de Comunicação Social, durante a abertura do encontro sobre " A comunicação das Organizações desportivas em Portugal", referindo-se ao estudo desenvolvido pelos docentes da instituição, Paulo Salgado e Teresa Ruão.

O encontro, que decorreu na ESCS, a 11 de abril, teve como principal objetivo, a apresentação e discussão pública dos resultados do projeto de investigação "Comunicação nas Federações Desportivas: o Estado da Arte em Portugal", financiado pelo Politécnico de Lisboa e desenvolvido em parceria com a Academia Olímpica de Portugal.

Na sessão de abertura estiveram também presentes
Elmano Margato, presidente do Politécnico de LisboaTiago Nunes Viegas, Presidente da Academia Olímpica de Portugal e Ana Raposo, docente investigadora da Escola Superior de Comunicação Social.

Sobre o papel dos profissionais de comunicação nas organizações desportivas, Ana Raposo, alertou para o facto da comunicação ser vista, meramente, como um instrumento difusor de informação, e não como um elemento estruturante na expressão da identidade das organizações, nomeadamente das federações desportivas. "Este estudo pretende ser um ponto de partida para o esclarecimento da sociedade", avançou a docente.

Por sua vez, Elmano Margato, frisou o papel da investigação na academia, afirmando que "a formação dos estudantes não pode visar apenas o seu desempenho profissional, uma vez que a componente científica e social é igualmente importante. A apresentação pública de projetos desta natureza são uma forma de passar conhecimento à sociedade".
O presidente do IPL, encerrou a sessão de abertura do evento, desafiando os docentes para as candidaturas à nova edição do concurso de financiamento IDI&CA e para incentivarem os estudantes a um envolvimento nos projetos de investigação.

O IDI&CA é um concurso de financiamento que visa a dinamização da Investigação Científica, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística no IPL, apoiando a realização de projetos propostos pelos docentes e suas equipas, em particular jovens investigadores, através de financiamento concedido pelo próprio Politécnico de Lisboa, e que tem por objetivo, a criação de conhecimento e cultura, pelo aumento do número de publicações, trabalhos e o registo de patentes de autoria ou coautoria dos docentes do IPL.
Texto de MN/GCI
Imagem LR/GCI