Passar para o conteúdo principal
31.01.2019
190201_capa_site_caminhos_conhecimento.jpg

Vai ser lançado o primeiro volume da nova série das coleções Caminhos do Conhecimento, o livro “Fundamentos de Electrónica de Potência”, da autoria do professor João C. P. Palma, obra póstuma de homenagem.

A apresentação vai decorrer no próximo dia 1 de fevereiro de 2019, nos serviços da presidência do Politécnico de Lisboa, e vai contar com a presença de Elmano Margato, Presidente do IPL, Carlos Pina, Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre outros representantes e convidados da comunidade académica e interessados em engenharia eletrotécnica

As coleções Caminhos do Conhecimento e Estudos e Reflexões 
, sob a chancela da Imprensa Politécnico de Lisboa, têm como objetivo a publicação de trabalhos de investigação, ensaios, teses de mestrado e doutoramento dos docentes e alunos.

O livro "Fundamentos de Electrónica de Potência, tem como tema principal as soluções de engenharia em eletrónica de potência, nomeadamente a sua utilização em equipamentos e sistemas industriais, e elabora uma descrição das topologias de conversão de eletrónica de potência, entre outros conceitos fundamentais. 

     João Carlos Pires da Palma

O volume destina-se a estudantes de Engenharia Eletrotécnica ou Eletrónica, a frequentar unidades curriculares de eletrónica de potência, professores de unidades curriculares de eletrónica de potência e engenheiros que trabalhem com conversores de potência. 

João Carlos Pires da Palma
, nasceu em Luanda em 1956 e 
faleceu em Lisboa em 2018. O autor exerceu actividade docente no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Automação do ISEL desde 1980, onde lecionou mais de uma dezena de cadeiras da sua especialidade, sendo em 2018 professor coordenador convidado. 

No final de 2017, João C. P. Palma apresentou o 
programa de investigação para ascender à categoria de Investigador Coordenador. De 2013 a 2018, chefiou o Núcleo de Sistemas Eletrotécnicos e Mecânicos do Centro de Instrumentação Científica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Texto/ GCI-MN