17.06.2015
_mg_5221.jpg

Dar a conhecer e incentivar a adesão às ações Cost (Colaboração Europeia em Ciência e Tecnologia) foram os objetivos da Sessão de Informação do Programa COST, que decorreu no dia 16 de Junho nas instalações da Escola Superior de Comunicação Social. A iniciativa dos gabinetes e serviços de apoio à I&D do IPL, contou com a presença de mais de 40 participantes das diferentes unidades orgânicas do IPL.

No decorrer da sessão de informação, os participantes ficaram a conhecer o funcionamento das ações COST e os procedimentos para integrar o programa e ouviram testemunhos das diferentes experiências de Susana Viegas, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e de José Paixão Coelho, docente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Susana Viegas partilhou a experiência que obteve na criação e coordenação de uma ação Cost que envolve 15 países. Segundo a investigadora "uma ação cost pode ser uma solução para continuar a aprender e a adquirir conhecimentos".

A participação de José Coelho no programa surge em 2005, num subgrupo de 4 elementos. No decorrer da apresentação, José Coelho apresentou a ação na qual o seu sub-grupo esteve  inserido, os países envolvidos e as verbas disponibilizadas.

No final da sessão, ocorreu um momento de esclarecimento de dúvidas e reflexão entre os oradores e os participantes.

A COST é uma rede europeia intergovernamental dedicada a desenvolver atividades em rede para investigadores europeus, permitindo-lhes, em conjunto, desenvolver as suas próprias ideias e iniciativas em todas as áreas científicas, através da coordenação europeia das atividades financiadas a nível nacional.

Atualmente, o programa integra mais de 200 Ações e abrange cerca de 50 mil investigadores com o objetivo subsidiar as deslocações dos investigadores em pesquisa, criando troca experiências.

Texto e Imagens de Caroline Piccoli e Cláudia Cravo