24.05.2017
_mg_3671.jpg

O Politécnico de Lisboa participou na primeira edição do Simpósio Ibérico Politech, uma iniciativa dedicada ao papel do ensino politécnico na produção de conhecimento e criação de valor.

Elmano Margato, na qualidade de presidente do Politécnico de Lisboa, entre os representantes das realidades espanholas e portuguesas, participou no painel de abertura refletindo sobre os constrangimentos à criação de centros de Investigação e desenvolvimento.

Segundo o presidente, são fatores contributivos para o constrangimento a proibição legal da outorga do grau de doutor pelos politécnicos, a queda acentuada no financimanto em actividades de I&D e o aumento dos custos suportados pelas famílias na frequência do ensino superior. No entanto, são os institutos politécnicos, profissionalizantes por natureza, que contribuem para a coesão geográfica do país, dada a sua ampla cobertura territorial. Esta rede deve ser utilizada, sem preconceitos, como instrumentos ao serviço do desenvolvimento do país, concluiu o presidente.

Num ano em que a reflexão acerca dos indicadores de desempenho para as instituições de ensino superior está na ordem do dia, o Instituto Superior de Educação e Ciências, ISEC, em parceira com o Instituto Politécnico de Tomar,  organizaram primeira edição do Simpósio Ibérico Politech, que teve lugar no Auditório Gustave Eiffel, no passado dia 18 de Maio.