20.07.2017
07_17_2.a_edicao_idica_52_of_56.jpg

De um total de 105 candidaturas das várias unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa, 47 foram os projetos selecionados para financiamento, no âmbito da segunda edição do Concurso Anual dos Projetos de Investigação IDI&CA. A assinatura dos contratos decorreu no Salão Nobre dos Serviços da Presidência do IPL, no dia 17 de Julho.

Este concurso visa contribuir para a criação de conhecimento, inovação e produção artística no seio da comunidade académica do IPL, incentivando o envolvimento do corpo docente e, em particular, os jovens investigadores, na prática de atividades de IDI&CA, procurando, por essa via, incrementar o número de publicações, patentes e criações de autoria e coautoria dos docentes do IPL.

«É nosso objetivo continuar a investir na criação de condições para a realização de investigação nas nossas unidades orgânicas, dinamizando a produção de novo conhecimento e inovação no seio da comunidade académica. Os 105 projetos que se candidataram a este concurso demonstram, e bem, o valor e a dinâmica do IPL tanto em termos criativos, como de produção de conhecimento», realçou Elmano Margato, presidente do IPL.

Estiveram presentes na cerimónio o presidente do IPL, os membros da direção da Politec&ID, os presidentes e diretores das unidades orgânicas do IPL, os presidentes dos Conselhos Científicos e os coordenadores e membros dos respetivos projetos vencedores.

Apresentação de alguns projetos vencedores:

GENETOBESE

ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Coordenador: Miguel Brito

Síntese: Estudo sobre a obesidade monogénica em jovens com recurso à utilização de tecnologias de ponta.

LoCAPOD

ISEL/ESTeSL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Escola Superior de Tecnologia da Saúde´

Coordenador: Miguel Fernandes

Síntese: criação de uma plataforma de baixo custo, com recurso a impressão 3D, para investigação e desenvolvimento de próteses e ortóteses ativas para membros humanos.

CROWDFUNDING LAB

ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema

Coordenador: Paulo Bezerra Leite

Síntese: espaço de experimentação e reflexão sobre a promoção e comunicação de projetos de crowdfunding.

Cidadania e Educação Fiscal na Lusofonia

ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Coordenador: Clotilde Celorico Palma

Síntese: projeto que defende que para uma fiscalidade mais justa e transparente é necessário educar os cidadãos.

A lista completa de projetos selecionados pode ser consultada aqui.