17.09.2018

O Politécnico de Lisboa (IPL) venceu a 15.ª edição do Concurso Nacional de Ideias Poliempreende com o projeto The Paper Toy Factory, uma ideia de negócio promovida pelas estudantes Inês Silva e Carolina Galvão da Escola Superior de Comunicação Social que usa cartão canelado e prensado, como matéria-prima  para produzir brinquedos "ecológicos e criativos".

A fase nacional do concurso decorreu nos dias 13 e 14 de setembro, sob a coordenação do Politécnico de Portalegre, em que concorreram 18 equipas, oriundas de institutos politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades portuguesas, Universidade da Extremadura e Politécnico de Macau.

Perante um júri constituído por empresários e figuras de relevo ligadas à área do empreendedorismo, as estudantes de Publicidade e Marketing  apresentaram o primeiro modelo da linha de brinquedos que pretendem comercializar: um foguetão, feito em cartão, na sua cor natural. Segundo as promotoras, estes brinquedos "são produzidos de forma forma 100% reciclável e utilizam tinta biodegradável para os seus desenhos. Tudo isto, promove e incute a ecologia e a criatividade, diferenciando-se dos brinquedos mais comerciais".

15.ª edição Poliempreende - The Paper Toy Factory

O júri da fase nacional, que atribuiu o primeiro lugar ao projeto The Paper Toy Factoryfoi constituido por Artur Romão, em representação do Politécnico de Portalegre,  Luís Barradas, da Caixa Geral de Depósitos, João Brazão, representante da companhia de seguros Fidelidade, Nelson Ferreira da Ordem dos Contabilistas Certificados, Susana Almas da Delta Cafés e João Fernandes da Agência para a Competitividade e Inovação.

A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer em Elvas, a 7 de novembro de 2018, integrada na Feira do Emprego e Empreendedorismo ENOVE+, onde vai ser atribuído ao projeto The Paper Toy Factory, o valor monetário de 10.000€, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos.
Rui Nabeiro, patrono do Poliempreende e presidente da Delta Cafés, vai marcar presença na sessão, onde será feita a passagem de testemunho da coordenação da 16.ª edição para o Instituto Politécnico de Tomar.

O Poliempreende é uma rede de empreendedorismo do ensino superior politécnico, dentro da qual se destaca o concurso de ideias e projetos de vocação empresarial, cujo objetivo é incutir e estimular o empreendedorismo, contribuindo para o enriquecimento curricular dos seus participantes, e proporcionar saídas profissionais de preferência através da criação do próprio emprego.

Poliempreende, que vai na sua 15.ª edição, tem duas fases. A nível regional, cada Politécnico promove um conjunto de iniciativas destinadas aos seus alunos, que culminam na escolha do melhor projeto. Os vencedores da componente regional participam no concurso nacional onde são submetidos à apreciação de um júri Nacional que irá escolher os três melhores projetos nacionais.

Casos de sucesso no IPL:

• Spectrum Audio Labsvencedor do prémio Born From Knowledge na 14.ª edição do concurso nacional da rede de empreendedorismo.
  • Cruz Bueno, projeto segundo classificado na 10.ª edição do Poliempreende.
  • Formigarium, projeto criado pela equipa Unibox, que venceu o concurso regional do 9.º Poliempreende e obteve o terceiro lugar do concurso nacional.
  • Cardiorespira, projeto terceiro classificado no 9.º Poliempreende.Belmont Electronics, projeto segundo classificado na 8.ª edição do concurso regional Poliempreende.
  • Ahua, projeto vencedor regional do 8.º Poliempreende e detentor de Menção Honrosa no concurso nacional.
  • Bad Behavior, projeto vencedor regional do 7.º Poliempreende e segundo classificado no concurso nacional da mesma edição.

Texto / MN-GCI
Imagem / Poliempreende e MN-GCI