Passar para o conteúdo principal
06.04.2018
estc-8-1.jpg

"Fazemos coisas por calorice e são mesmo essas coisas que nos diferenciam", afirmou João Silva, um dos criadores da Filmadoria, uma produtora de vídeo que divulga património arquitetónico, no âmbito do Seminário de Motivação e Ideias do programa para o Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa, que teve lugar na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), no passado dia 4 de abril.

João Silva, através da partilha da sua experiência pessoal, incentivou a audiência a explorar novas áreas profissionais e artísticas, ainda que não tenham ligação com o atual percurso académico que estão a seguir, pois muitas vezes são estas experiências e conexões que fazem destacar um projeto. Alertou, também para a necessidade, de equipas multidisciplinares, compostas por pessoas com vivências e especializações diferentes, de forma a complementarem-se, melhorando assim qualquer projeto empreendedor.

A Filmadoria nasceu das mãos de dois arquitetos, que sentiram a necessidade de explorar novas áreas, devido à crise que o país atravessou. Contudo, João Silva sempre sentiu a necessidade de se exprimir não só enquanto arquiteto, o que fez com que este se especializasse em cinema. Depois de alguns anos a trabalhar como arquiteto, optou pela produção independente de vídeo. A vida, acabou por juntá-lo a Joana Alves, também arquiteta de formação (doutorada em arquitetura e investigadora por alguns anos), o que permitiu a criação da empresa e a ligação entre o cinema e a arquitetura.

Estiveram também presentes, Bernardo Gaeiras, diretor executivo da FabLab Lisboa, um laboratório de prototipagem e fabricação digital aberto à comunidade, Joana Peralta e Vitor Ferreira, criadores da Videolotion, uma produtora de cinema e de vídeo, que também partilham da visão da Filmadoria, no que toca ao dinamismo e à versatilidade que é necessária, para se criar um projeto empreendedor, "Todos se têm de complementar, para montar projetos ou para procurar financiamentos", afirmou Vitor Ferreira, da Videolotion. José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, mediou o encontro.

 

Texto de LR/GCI
Imagem de MN/GCI

Image
Image
Image
Image
Image
Image