13.07.2018
3aedicaoidica-11.jpg

De um total de 107 candidaturas das várias unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa, 47 foram os projetos selecionados para financiamento, no âmbito da terceira edição do Concurso Anual dos Projetos de Investigação IDI&CA. A assinatura dos termos de aceitação decorreu no Salão Nobre dos Serviços da Presidência do IPL, no dia 10 de julho.
Este concurso, que reflete um esforço financeiro de 235 mil euros, visa contribuir para a criação de conhecimento, inovação e produção artística no seio da comunidade académica do IPL, incentivando o envolvimento do corpo docente e, em particular, os jovens investigadores, na prática de atividades de IDI&CA, procurando, por essa via, incrementar o número de publicações, patentes e criações de autoria e coautoria dos docentes do IPL.

3.ª edição IDI&CA
A 3.ª edição do IDI&CA conta com a participação de 292 investigadores, dos quais 71 são externos.

Estiveram presentes na cerimónia o presidente do
Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, o pró-presidente para a área da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Cavaleiro Rodrigues, os presidentes e diretores das unidades orgânicas do IPL, os presidentes dos Conselhos Científicos e os coordenadores e membros dos respetivos projetos vencedores.

Na abertura da sessão,
Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, alertou para o problema da desvalorização social do subsistema do ensino politécnico, nomeadamente, na forma como a tutela e os governos discursam sobre as atividades de investigação, referindo o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Não é possível limitar ou condicionar a base ou âmbito das actividades de Investigação, de desenvolvimento científico, de desenvolvimento cultural ou artístico.(…) Este tipo de actividades não é binária. (…) Assim, querer classificar a investigação de fundamental versus aplicada e querer separá-las e dirigir a primeira para o subsistema universitário e a segunda para o subsistema politécnico é uma abordagem simplista, preconceituosa e inibidora do crescimento do conhecimento novo e do desenvolvimento de que o nosso país tanto precisa.”

Sobre as novas exigências para as atividades de investigação e desenvolvimento
(I&D),  previstas no Decreto-Lei n.º 38/2018, dirigidas às instituições de ensino superior, entre quais, os politécnicos, que já estão possibilitados a conferir o grau de doutor, José Cavaleiro Rodrigues frisou a "necessidade de existirem unidades de investigação próprias, assim designadas, associadas a áreas doutorias, e que tenham merecido, além demais, uma classificação igual ou superior a muito bom nas avaliações quadrienais para a FCT. Sabemos do efeito multiplicador que a existência de programas de doutoramento têm para a investigação e teremos igualmente por isso, num prazo tão curto quanto possível, encontrar as melhores estratégias para formar ou reforçar unidades de investigação dentro da nossa orgânica ou, em alternativa, a integração em entidades externas que sejam polinucleares", concluiu o pró-presidente para a área da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo.

3.ª edição IDI&CA

O presidente do IPL encerrou a sessão de abertura, incentivando toda a comunidade académica, docentes, funcionários não docentes e alunos, a "unirem-se em torno de um ideário comum, prosseguindo o trabalho de construção de uma instituição que seja um espaço de liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de competência, de rigor, de trabalho e de justiça."

Apresentação de alguns projetos vencedores:

CORPOMUSIC
ESD - Escola Superior de Dança
Coordenadora: Isabel Duarte
Síntese: O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dança

C3DV
ESML – Escola Superior de Música de Lisboa
Coordenador: Sérgio Henriques
Síntese: Captação em 3D e sua Versatilidade em comparação com outros sistemas estereofónicos.

OPEOC
ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema
Coordenador: Armando Rosa
Síntese: Com canções criadas para o teatro e outras que com elas dialogam, explora-se hoje de novo, numa reinvenção musical, a mais primordial das linguagens poéticas

3Cs
ESCS – Escola Superior de Comunicação Social
Coordenadora: Mafalda Eiró-Gomes
Síntese: Compreender como entendem as empresas associadas do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial -, o conceito de Cidadania Empresarial/Corporativa, bem como o corelacionam com o conceito de Comunicação.

A lista completa de projetos selecionados pode ser consultada aqui.